Conheça o canhão anti-granizo, dispositivo usado para proteger plantações

Onda de choque é a base da tecnologia

Foto: Reprodução/Wikipedia

Inimiga da colheita

A chuva de granizo costuma ser o terror dos agricultores. Ela pode causar grandes danos em plantações, como lesões ou doenças, prejuízos econômicos e até mesmo reduzir a capacidade de crescimento do vegetal.

Foto: Getty Images

O que é o granizo?

O granizo é o nome dado a uma forma de chuva composta por pequenos pedaços de gelo, que são gerados pelo congelamento de água em nuvens de alta altitude.

Foto: Getty Images

Mais sensíveis

Algumas plantações são mais suscetíveis a danos causados pelo granizo. Hortaliças de folhas, como alface e couve, são um exemplo. As videiras, especialmente quando jovens, também são bastante sensíveis ao granizo, que impacta na qualidade da produção de vinho, por exemplo.

Foto: Unsplash

Tipos de proteção

Para proteger a colheita, os agricultores costumam usar redes de proteção ou lonas, que impedem que o granizo atinja diretamente as plantas. Mas a tecnologia já oferece outra alternativa: os canhões anti-granizo.

Foto: Getty Images

O canhão

O dispositivo tenta impedir a formação de granizo, com uma mistura de gás acetileno, nitrogênio e oxigênio. Com isso, ele emite uma espécie de onda de choque na atmosfera. A tecnologia é barulhenta e pode chegar a 80 decibéis no local onde o canhão é instalado.

Foto: Reprodução

Como funciona

O objetivo é que, ao entrar em contato com o ar da atmosfera, a mistura do canhão impeça que as gotículas no ar congelem e formem o granizo. O canhão também teria o poder de fragmentar as pedras de gelo já formadas, diminuindo o impacto sobre as plantações.

Foto: Reprodução

Funciona?

Apesar de ser uma aposta entre agricultores, em especial os que cultivam videiras, não há evidência ciêntíficas sobre a eficácia dos canhões anti-granizo.

Foto: Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images