Conheça a 'Porta do Inferno', buraco aberto há mais de 50 anos

Fenômeno foi causado por erro humano

Foto: Reprodução/Getty Images

Porta do Inferno

Porta para o inferno? Nem tanto. O nome verdadeiro do lugar é "cratera de Darvaza", que fica localizada no deserto Karakum, no Turcomenistão. Por estar literalmente em chamas desde 1971, devido ao vazamento de gás natural, o buraco de 69 metros de largura e 30 metros de profundidade ganhou o apelido.

Foto: Reprodução/Getty Images

Como tudo aconteceu?

Algumas teorias explicam o surgimento das chamas. A mais difundida é a que geólogos soviéticos estavam perfurando o deserto na tentativa de encontrar petróleo e, enquanto procuravam, acharam uma reserva de gás natural. No lugar, a terra desmoronou e formou três grandes sumidouros.

Foto: Reprodução/Getty Images

Não termina por aí...

Para evitar que os gases de metano fossem liberados na atmosfera, os geólogos atearam fogo em um dos sumidouros. A ideia era que queimasse por semanas, mas até hoje há chamas. Em entrevista à BBC, o explorador George Kourounis contou que foi até o local para confirmar a história, mas não encontrou provas dessa versão.

Foto: Reprodução/Getty Images

Que tipo de gás é?

A cratera libera grandes quantidades de metano, um gás incolor que, quando em contato com o ar, se transforma em uma mistura de alto teor inflamável. Quando lançado na atmosfera é potente para o efeito estufa. Ele pode ser encontrado em minas de carvão, vulcões de lama, decomposição de resíduos orgânicos, processo de digestão de animais, etc.

Foto: Reprodução/Getty Images

Já tentaram apagar?

As autoridades do país já consideraram a ideia de tentar apagar as chamas, mas ponderaram que o lugar é uma interessante forma de atrair visitantes. Segundo dados de 2021 divulgados pela BBC, o local recebe cerca de 6 mil visitantes por ano.

Foto: Reprodução/Getty Images

Já tentaram apagar?

Em 2022, o então presidente Gurbanguly Berdymukhamedov considerou novamente a opção, apontando questões ambientais e econômicas. "Estamos perdendo recursos naturais valiosos", disse.

Foto: Reprodução/Getty Images

O que especialistas dizem?

De acordo com o National Geographic, os especialistas consideram bom o metano estar queimando. Para fechá-lo, basta procurar de onde está saindo o vazamento, mas é aí onde mora o desafio. Se isso não for fito com cuidado, uma faísca ou um acidente de perfuração pode desencadear uma explosão letal.

Foto: Reprodução/Getty Images

Atração turística

Enquanto não é apagado, o lugar continua atraindo curiosos, que desejam olhar e ter uma ideia de "como o inferno é". "É marketing. Tornou-se a atração turística número um [do Turcomenistão]", diz Kourounis.

Foto: Reprodução/Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução/Getty Images