Aumento do nível do mar ameaça inundar cidades do litoral

O aumento do nível do mar é um dos efeitos mais alarmantes do aquecimento global e pode causar impactos significativos em regiões costeiras.

Foto: Pete Linforth por Pixabay

De acordo com especialistas, se o nível do mar subir 1,8 metro nos próximos 100 anos, cidades litorâneas inteiras ao redor do mundo podem ser inundadas.

Foto: pexels

Um estudo recente alerta que mais de 1 bilhão de pessoas que vivem em áreas costeiras poderiam ser afetadas por inundações em 2100.

Foto: Smart World pexels

Mesmo que a temperatura suba no máximo 1,5°C, os níveis dos mares continuarão a crescer.

Foto: Markus Spiske pexels

Segundo um relatório da ONU sobre o clima, o aumento do nível do mar pode causar um "êxodo de proporções bíblicas", com a migração em massa de milhões de pessoas que vivem em regiões costeiras.

Foto: Wikimedia Commons Presidencia de la República Mexicana

Projeções feitas por pesquisadores foram exibidas no site “Climate Central” e são assustadoras. Em uma delas, por exemplo, é possível ver o Rio de Janeiro inundado caso a temperatura suba 4°C até o fim do século.

Foto: Reprodução Climate Central

Em Bangladesh e Vietnã, metade da população poderia ser dizimada. China, Índia e Indonésia também passariam pelo mesmo problema.

Foto: Shahriar Tonmoy pexels

Áreas naturais, como parques, e regiões urbanas inteiras poderiam ser transformadas em lagos e pântanos.

Foto: bobmann por Pixabay

As consequências seriam devastadoras para as populações locais, incluindo perda de casas, empregos, migração em massa e aumento da pobreza.

Foto: Kelly Pexels

Além disso, o aumento do nível do mar pode causar erosão do solo e danos a ecossistemas costeiros, afetando a biodiversidade local e comprometendo a segurança alimentar de muitos lugares.

Foto: Bruna Finelli pexels

Os especialistas ressaltam que é preciso adotar medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e frear o aquecimento global, a fim de evitar consequências ainda mais catastróficas no futuro.

Foto: pixabay

O derretimento das plataformas de gelo na Antártida e Groenlândia está hoje na taxa de 150 e 280 bilhões de toneladas, respectivamente, e precisa de soluções imediatas para ser revertido.

Foto: Mario Hagen por Pixabay

Um estudo do Centro IBS de Física Climática, na Coreia do Sul, aponta que as emissões de carbono devem ser zeradas até 2060.

Foto: Marcin Jozwiak pexels

“Se falharmos em atingir a meta de emissões, as geleiras vão desintegrar e derreter em um ritmo acelerado, de acordo com nossos cálculos,” diz Axel Timmermann, diretor do Centro IBS.

Foto: wikimedia commons Rickinasia

Ele destaca ainda que se nenhuma ação for tomada, o nível dos mares pode subir 100 centímetros nos próximos 130 anos.

Foto: Splash of Rain pexels

O Fórum Econômico Mundial aponta que Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Egito, Países Baixos, Austrália, Nova Zelândia e diversas ilhas do Oceano Pacífico estão entre os países que mais seriam afetados pelo aumento.

Foto: Symeon Ekizoglou pexels

Para minimizar o problema, comunidades costeiras teriam de adotar medidas como a construção de barreiras de proteção, plantio de mangues para proteger a costa e realocação de casas e comércios para áreas distantes dos locais mais afetados, por exemplo.

Foto: Daniel Barrientos pexels

Outra medida possível seria o incentivo à mudança de práticas agrícolas e industriais que aumentem a poluição do ar e da água.

Foto: Shahadat Hossain pexels

Na China, as cidade de Xangai e Tianjin correm sérios riscos de serem inundadas, como é possível ver nas projeções do "Climate Central"..

Foto: Reprodução Climate Central

Na Índia, a cidade de Mumbai é particularmente vulnerável, com a ameaça de tempestades e inundações severas.

Foto: Reprodução Climate Central

Os Países Baixos têm investido em tecnologias de proteção contra inundações, já que convivem com esse problema há séculos. No entanto, o aumento do nível do mar pode representar um desafio ainda maior no futuro.

Foto: Shane Aldendorff pexels

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Pete Linforth por Pixabay