As praias mais perigosas do mundo

A Praia de Nazaré, em Portugal, é uma das mais perigosas e traiçoeiras do planeta. Ela fica ao norte de Lisboa e ganhou fama pelo gigantismo e pela ferocidade de suas ondas.

Foto: Captura de vídeo do site www.redbull.com/br-pt

Esse fenômeno ocorre por causa da presença de um cânion submerso, uma fenda criada por tremor de terra, que faz com que as ondas ganhem força incomum em direção à costa. Já houve registros de ondas de até 30 metros de altura.

Foto: Captura de vídeo do site www.redbull.com/br-pt

No verão as famílias se reúnem para observar o mar com ondas gigantes, onde surfistas aproveitam para fazer apresentações e participar de competições, sob risco de acidentes.

Foto: Captura de vídeo do site www.redbull.com/br-pt

A morte do surfista baiano Márcio Freire em Nazaré, em 5/1/2023, chamou novamente a atenção para o perigo dessa praia, que ameaça até mesmo esportistas experientes.

Foto: reprodução redes sociais

A morte do surfista baiano Márcio Freire em Nazaré, em 5/1/2023, reforçou que essa praia ameaça até esportistas experientes. Aos 47 anos, acostumado a ondas grandes, o brasileiro morreu ao encarar um paredão de 15 metros em sua estreia na Praia de Nazaré.

Foto: Reprodução Instagram

Colegas de Márcio lembraram que ele já havia até se destacado ao surfar ondas gigantes no Havaí, sendo capaz até mesmo de praticar o esporte sem o uso de salva-vidas e sem o suporte de jet-ski, algo comum quando as ondas são altas demais.

Foto: reprodução redes sociais

Por isso, Márcio fazia parte de um grupo apelidado de Mad Dogs, que se aventurava em ondas bem perigosas e que chegou a ser tema de um documentário.

Foto: Reprodução documentário

As redes sociais também divulgaram a sua última imagem, antes de sofrer o acidente que causou sua morte em Nazaré.

Foto: reprodução redes sociais

Assim como Nazaré, outras praias também têm características que podem transformar o esporte ou o lazer em tragédia. São diversos tipos de perigo. Veja as praias mais traiçoeiras do mundo.

Foto: Imagem de Michel por Pixabay

PRAIAS DE AREIA PRETA DO KILAUEA - Havaí - Essa região é castigada pelo vulcão do monte Kilaeua, que torna o local inseguro para nativos e visitantes.

Foto: Youtube Canal Sou Mochileiro

Uma erupção vulcânica em 2018, que destruiu mais de 700 casas, provocou um fenômeno inusitado: a lava flui para encontrar o oceano, então lava esfria rapidamente e explode ou se fragmenta em pedaços de cinza. Isso cria uma imagem aterradora.

Foto: Youtube Canal Pitchlook

O resultado é a areia escura e o risco de que a água possa atingir, em certos momentos, temperatura de 110ºC - mais do que o ponto de fervura (que é de 100ºC).

Foto: Foto free de @Polif do site www.freeimages.com/pt

PRAIAS DA AMAZÔNIA - Embora os rios amazônicos sejam famosos, poucas pessoas se tocam que eles também formam praias em alguns trechos. Só que praias de água doce.

Foto: Imagem Free de ramison por Pixabay

A beleza da paisagem e o vigor da natureza amazônica dão tentação de frequentar as praias doces. Porém, existem criaturas perigosas que podem expor os banhistas a risco: piranhas, sucuris e enguias, entre outras.

Foto: jullyanadamasceno2 - Flickr

ZIPOLITE - México - É uma das praias mais bonitas de Cancún, região turística do México. Mas é chamada de "praia dos mortos", tamanho o perigo.

Foto: Adam Jones wikimedia commons

Ali existem dois tipos de correntes: uma em direção ao alto mar e a outra em direção à costa. Se a pessoa entrar na corrente que vai para o oceano, a força é tanta que ela não consegue voltar.

Foto: Francesco Lombardo - Flickr

CHOWPATTY BEACH - Índia - Fica em Mumbai e é uma das mais sujas do mundo. Tanto a areia como a água representam risco à saúde dos frequentadores.

Foto: Geson Rathnow - Flickr

Em blogs sobre viagem, é comum ver as pessoas alertando que não vale a pena incluir esta praia no roteiro.

Foto: Geson Rathnow - Flickr

ILHA DA REUNIÃO - Fica no Oceano Índico. Desde 2011, alertas vêm sendo feitos por causa da quantidade de tubarões acima do normal.

Foto: Youtube Canal euronews

Em dois anos, 20 pessoas foram atacadas e 7 morreram. Por isso, em 2013 o nado e o surfe foram proibidos no local. Placas avisam sobre a interdição.

Foto: Youtube Canal euronews

FRASER ISLAND- Austrália - É Patrimônio Mundial da Unesco. A região é deslumbrante, formada por lagos, praias, vegetação viçosa.

Foto: Sensenmann - Wikimédia Commons

Mas o perigo é tão grande que helicópteros de salvamento sobrevoam com frequência a área para prestar socorro. A região tem uma quantidade incomum de tubarões.

Foto: Imagem de PIRO por Pixabay

Outro animal perigoso que ataca os banhistas é o dingo, uma espécie de cão nativo da Austrália, e que é feroz. Tão selvagem que existem pesquisadores que discordam da sua classificação como cão.

Foto: Imagem de Chris por Pixabay

E ainda é possível encontrar as águas vivas chamadas de "garrafas azuis", que podem ser mortais.

Foto: reprodução YouTube

As águas ainda têm correntes perigosas e dunas de areia profundas que confundem as pessoas.

Foto: Irene LEVIN - Flickr

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Captura de vídeo do site www.redbull.com/br-pt