Insetos lendários na cultura popular

Alguns mitos e lendas são amigáveis, mas outros nem tanto, o que pode prejudicar a sobrevivência desses pequenos invertebrados

Foto: Getty Images

Mariposa-bruxa

Existe a crença que, quando uma mariposa-bruxa entra em casa, ela pode trazer “mau agouro” e indicar a morte de algum morador. Por conta desse mito, o número de indivíduos dessa espécie tem diminuído, contribuindo para o desequilíbrio do ecossistema.

Foto: Getty Images

Borboleta-fadinha

Na mitologia grega, as fadas eram conhecidas como protetoras da natureza. Já a borboleta-fadinha pode ajudar no processo de polinização. Ou seja, ela não deixa de ser protetora do meio-ambiente, não é?

Foto: Getty Images

Esperança

A esperança é sinal de boa sorte, prosperidade e fé. Muitos acreditam que encontrar uma esperança morta é sinal de "mau agouro". Elas podem ser confundidas com folhas por serem mestres em camuflagem.

Foto: Getty Images

Joaninha

As joaninhas estão relacionadas à boa sorte, abundância e prosperidade. Os agricultores acreditavam que, se uma joaninha pousasse em seus cultivos, as colheitas seriam bem sucedidas.

Foto: Getty Images

Vaga-lume

Pequenos seres de luz que iluminam a escuridão ou seres galácticos que clareiam as florestas. O brilho que esses insetos emitem tem relação com o processo de bioluminescência que ocorre por meio de reações químicas durante a sua reprodução.

Foto: Getty Images

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images