Em formato de rolo, véu e mais: conheça os tipos de nuvens

Elas são classificadas pela aparência e altitude

Foto: Reprodução

De olho no céu

As nuvens são formadas por partículas aglomeradas de água em suspensão no ar. Mas você sabia que elas são classificadas de acordo com a aparência e altura em que estão?

Foto: Reprodução

Aparência

De acordo com a UFPR, as nuvens podem ter 3 tipos de aparência: Cirrus, stratus e cumulus. A cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. As stratus cobrem grande parte ou totalmente o céu. Já as do tipo cumulus tem contornos bastante definidos e geralmente arredondados.

Foto: Unsplash

Tipos

Ao todo, existem 10 tipos de nuvens, são elas: Cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, stratocumulus, stratus, cumulus e cumulonimbus.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais altas

As nuvens do tipo cirrus são as mais altas, ocorrendo a 6 mil metros de altura. Elas são divididas em 3 tipos. Cirrus (Ci), cuja aparência é delicada, formando faixas ou filamentos no céu; Cirrostratus (Cs), que geralmente são descritas como um véu, e a Cirrocumulus (Cc). A última não produz sombras e é formada por finas camadas onduladas ou circulares.

Foto: Reprodução/Montagem

Halo solar

Um halo é um anel de luz que se forma ao redor do Sol. Ele é formado por nuvens do tipo cirrostratus e ocorre quando a luz do atravessa as partículas de gelo contidas naquela camada da atmosfera.

Foto: Reprodução

Altura média

As nuvens de altura médias ocorrem de 2 a 6 mil metros de altitude. A Altocumulus (Ac) formada por massas arredondadas ou manchas. A sua cor varia do branco ao acinzentando. As Altostratus (As) podem cobrir totalmente o céu. Elas apresentam uma camada translúcida que pode variar entre tons de branco, cinza e azul.

Foto: Reprodução

Nuvens baixas

As nuvens baixas estão até 2 mil metros acima do solo. A Stratocumulus (Sc) tem formas globulares ou de rolo e coloração cinza e branca. A Stratus (St) parece um nevoeiro de cor cinza que pode produzir chuvisco. Já a Nimbostratus (Ns) é uma nuvem mais espessa, que impende a passagem de raios solares, de coloração cinza escura, e uma das mais associadas à precipitação

Foto: Reprodução

Nuvem de Rolo

Algumas chamam atenção, como uma nuvem gigante em forma de rolo que surpreendeu moradores de Sertãozinho e Ribeirão Preto (SP) no início do ano.

Foto: Reprodução/X/@climatempo

Vertical

Há também as nuvens de desenvolvimento vertical, formadas a partir da instabilidade do ar. As do tipo Cumulus (Cu) são bem densas, com contornos definidos e que podem aparecer de forma isolada ou em conjunto. Já as Cumulonimbus (Cb) tem grande desenvolvimento vertical, aparentando forma de torre ou bigorna, com a base mais escura do que o restante da formação.

Foto: Reprodução

Mais chuvosas

As nuvens do tipo Nimbostratus e Cumulonimbus são as principais responsáveis pelas chuvas. A cumulonimbus pode provocar grandes tempestades com raios e granizo.

Foto: Reprodução

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução