Conheça uma nova espécie de tarântula, que é azul vibrante

Animal foi encontrado durante expedição de cientistas tailandeses

Foto: Reprodução/ZooKeys

Descoberta por tailandeses

Cientistas tailandeses descobriram a curiosa aranha azulada. O estudo com mais detalhes sobre Chilobrachys natanicharum, nova espécie de tarântula, foi publicado recentemente na revista científica Zookeys.

Foto: Reprodução/ZooKeys

Por que a cor vibrante?

Sua cor, rara na natureza e "semelhante à cor de faíscas elétricas", segundo os cientistas, já tem explicação. É fruto de uma estrutura "produzida pelo arranjo de nanoestruturas fotônicas biológicas", conforme o artigo.

Foto: Reprodução/ZooKeys

O tom de azul

Em outras palavras, o tom azul surge de pequenas manipulações de luz feitas no pelo da aranha, e não por pigmentos em sua carcaça.

Foto: Reprodução/ZooKeys

Coloração puxa pro roxo

A coloração única, que puxa também para tons de roxo, vem de dois tipos de pelos presentes em diferentes partes do corpo, incluindo as pernas, as quelíceras (aquela "pinça" na frente da boca) e a carapaça superior. Tarântulas mais jovens têm mais cabelos de cor violeta do que azuis metálicos em partes do corpo.

Foto: Reprodução/ ZooKeys

Encontrada em expedição

A aranha foi encontrada durante uma expedição à província de Phang-Nga, no sul da Tailândia, para pesquisar a diversidade da fauna na região.

Foto: Reprodução/ZooKeys

Onde habitam

As tarântulas habitam árvores ocas e a dificuldade de capturar uma tarântula azul reside na necessidade de subir na planta e atraí-la para fora de um complexo de cavidades em meio a condições úmidas e escorregadias, de acordo com os pesquisadores.

Foto: Reprodução/ZooKeys

Taxonomia

Os autores dizem que a descoberta aponta para a importância contínua da taxonomia - ramo da biologia responsável por descrever, identificar e nomear os seres vivos - como aspecto básico da pesquisa e conservação. 

Foto: Reprodução/ZooKeys

Preservação

O estudo também destaca a necessidade de proteger as florestas do desmatamento contínuo, uma vez que a tarântula azul elétrica é também uma das mais raras do mundo. 

Foto: Reprodução/ZooKeys

Terra Planeta 🌍

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução/ZooKeys