Fossa das Marianas: conheça o lugar mais profundo da Terra
Com mais de mil metros de profundidade, local é considerado o mais profundo do planeta.
Foto: Reprodução/Unsplash
Maior que o Everest
A Fossa das Marianas fica localizada no Oceano Pacífico, a sudoeste de Guam, e tem 11.034 metros de profundidade (36.201 pés). Se você tentasse colocar o Everest, que tem aproximadamente 8.850 metros, o pico ainda estaria 2.133 metros abaixo do nível do mar.
Foto: Reprodução/Unsplash
Descendo até o fundo
O “Challenge Deep”, que é essa descida até o ponto mais profundo da Fossa, foi feita poucas vezes. A primeira foi feita pelo tenente da Marinha dos Estados Unidos Don Walsh e o oceanógrafo suíço Jacques Piccard, em 1960, a bordo da embarcação submergível ‘Trieste’.
Foto: Reprodução/Splash
Vida marinha
A parte mais profunda do oceano é chamada de zona abissal e é habitada por animais invertebrados que conseguem aguentar a pressão, as temperaturas baixas e a falta de energia solar. Alguns são bem conhecidos, como o peixe-diabo, aquele com dentes grandes e uma “lanterna” em cima da cabeça que aparece no filme "Procurando Nemo".
Foto: Reprodução/BBC
Estudos no local
Por ser uma área de difícil acesso, há pouco conhecimento sobre o que tem por lá. Então, sempre que encontram algo, é comemorado como descoberta. Para realizar esses estudos, costumam enviar embarcações não-tripuladas, pois a pressão é muito grande. O primeiro foi em 1995, com um submarino-robô japonês.
Foto: Reprodução/BBC
Sacola plástica no ponto mais profundo da terra
Em 2019, o pesquisador americano Victor Vescovo, o terceiro a descer no ‘Challenge Deep’, encontrou resíduos plásticos, como sacolas e embalagens de bala, no ponto mais profundo da Terra. A descoberta revelou que, infelizmente, a ação humana chegou aos pontos mais inexplorados do planeta.
Foto: Reprodução/Unsplash
Quer conferir?
Há alguns documentários feitos por pesquisadores que nos dão um gostinho de como é o local mais profundo da Terra. Entre eles, "Deepsea challenge 3D" do diretor de 'Titanic' e 'Avatar' James Cameron. Com ajuda da tecnologia, ele desceu até o lugar em 2012, sendo o segundo a quebrar o recorde, e documentou tudo.
Foto: Reprodução/National Geographic
Acompanhe o Terra 🌍
Quer ficar por dentro de todas as notícias? Então, acompanhe o Terra no site e em todas as redes sociais.
Foto: Reprodução/Unsplash