Conheça insetos que vivem nas montanhas brasileiras
Expedição registrou diversidade de insetos em montanhas
Foto: Foto: Arquivo Erika Shimabukuro
Pesquisa
A pesquisa foi liderada por Erika Shimabukuro, pós-doutora pelo MZ-USP, e contou com a orientação de Carlos Lamas, professor e curador da coleção de insetos da ordem Diptera do MZ-USP.
Foto: Foto: Arquivo pessoal Erika Shimabukuro
Análise
A análise e comparação de ambientes, como o Pico da Neblina, na Amazônia, e regiões montanhosas da Mata Atlântica, forneceram informações sobre a distribuição e diversidade de insetos no Brasil.
Foto: Foto: Arquivo pessoal Erika Shimabukuro
Megadiversidade de insetos
O Brasil é considerado um dos 17 países megadiversos pela ONU e destaca-se por sua abundante biodiversidade, especialmente em relação aos insetos, que constituem o grupo mais rico em diversidade biológica.
Foto: Foto: Arquivo pessoal Erika Shimabukuro
Comparação mundial
Pesquisadores estimam que cerca de 90 mil espécies tenham sido catalogadas no Brasil, representando quase 9% do total mundial. Apesar desse número expressivo, há ainda muitas descobertas a serem feitas no campo taxonômico e em relação à distribuição e interações ecológicas dos insetos.
Foto: Arquivo pessoal Erika Shimabukuro
Conheça 3 espécies encontradas
O estudo explorou a diversidade de insetos em montanhas, com foco especial em ambientes madícolos, caracterizados por superfícies rochosas cobertas por películas de água.
Foto: Arquivo pessoal/Erika Shimabukuro
Megaloptera
Inseto aquático localizado em um ambiente madícolo [armadilhas específicas para coletar os insetos] a 400 metros de altitude na Pedra do Sino, no Rio de Janeiro.
Foto: Foto: Arquivo Erika Shimabukuro
Podonomus
A subfamília Podonominae abriga o gênero Podonomus, conforme descrito por Philippi em 1865. Esse gênero é composto por 40 espécies válidas, predominantemente encontradas no Hemisfério Sul. Esses insetos são associados a ambientes de água corrente, onde desempenham papéis específicos em ecossistemas aquáticos.
Foto: Foto: Arquivo pessoal Erika Shimabukuro
Casulo de Trichoptera
Os insetos da classe Trichoptera destacam-se pela habilidade de construir casulos para o desenvolvimento larval na água, apresentando uma diversidade de morfologias e materiais construtivos que contribuem para o sucesso do grupo e sua ocupação em diversos nichos ecológicos.
Foto: Arquivo pessoal/Erika Shimabukuro
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Foto: Arquivo pessoal Erika Shimabukuro