Conheça a espécie de escorpião mais perigosa do Brasil

Infestação do Tityus serrulatus está sendo monitorada no Rio

Foto: Divulgação

Onde ele fica?

Típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, o escorpião-amarelo é responsável pela maioria dos acidentes com escorpiões no País.

Foto: Divulgação

Fique alerta

Uma ferroada pode causar desde sintomas leves como dor, edema e vermelhidão, até situações mais complexas, com sudorese, queda de pressão, náuseas, vômito e dores abdominais.

Foto: Divulgação

Da época dos dinossauros

Os escorpiões existem na natureza há mais de 450 milhões de anos e, no caso do escorpião-amarelo, a alimentação é baseada em insetos pequenos, como baratas e moscas.

Foto: Divulgação

Ajudam o ecossistema

Venenosos e com grande capacidade de camuflagem, os escorpiões-amarelos ajudam no equilíbrio ecológico, justamente por ser um predador dos pequenos insetos.

Foto: Divulgação

Como ele é?

Com cerca de 7 centímetros de comprimento, os escorpiões-amarelos são de cor amarelada com manchas nos palpos, pernas e cauda.

Foto: Divulgação

Fui picado, e agora?

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo, onde a equipe médica avaliará o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso do soro antiescorpiônico.

Foto: Divulgação

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Divulgação