O que são dolinas?
É uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Possuem formato aproximadamente circular e são mais largas do que profundas.
Foto: Agência Brasil
Ik Kil – México
Fazendo parte na Península de Yucatán e localizado na cidade de Tinum, sua beleza chama atenção por conta das águas cristalinas. No local, é possível nadar para ver suas profundezas usando snorkel. O Ik Kil fica em um parque ecológico que conta com boa estrutura de restaurante e cabanas.
Foto: GOVERNO DO YUCATAN
X-Canché – México
Com uma piscina natural de águas esverdeadas em sua formação rochosa, o X-Canché fica na cidade mexicana de Temozón, e está a 1,6 km da zona arqueológica da antiga cidade maia de Ek Balam. Por lá, você pode praticar diferentes atividades como rapel, tirolesa, caiaque, mergulho com snorkel e mountain bike.
Foto: GOVERNO DO YUCATAN
Samulá – México
Com uma formação geológica mais semelhante a uma caverna, Samulá fica na comunidade de Dzitnup, na cidade de Valladolid, também na mexicana Península Yucatán. Cercado por estalactites, suas águas cristalinas azul turquesa são iluminadas por um buraco na parte superior da caverna, também permitida para banho.
Foto: Reprodução
Buraco das Araras – Brasil
Na cidade de Jardim (MS), no Centro-Oeste do Brasil, o Buraco das Araras é considerada a maior dolina da América do Sul, com 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Local é conhecido pelas aves, tendo mais de 160 espécies, com destaque para as araras-vermelhas.
Foto: Ministério do Turismo
Dolina da Água Milagrosa – Brasil
Fica localizada a 20km da cidade de Cáceres, no Mato Grosso. Ela é uma dolina com paredões rochosos de 183 metros de profundidade, sobre um lindo lago de águas esverdeadas ou azuladas.
Foto: CHICO VALDINER, GCOM-MT
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Agência Brasil