Era uma vez um planeta
Cientistas estimam que, se deixarmos, a Terra terá condições de abrigar vida por 500 milhões de anos. É pouco perto da idade do planeta: 4,5 bilhões. Confira como poderá acontecer o fim do mundo.
Foto: Canaltech
Colisão com um corpo celeste
A Terra já foi atingida por objetos celestes no passado. A colisão de um objeto suficientemente com o planeta poderia causar danos catastróficos e até mesmo levar à extinção em massa.
Foto: Unsplash
Explosão de uma supernova
Supernova é uma estrela 10 vezes maior que o Sol. Uma explosão vizinha pode fazer com que os raios cósmicos e outras partículas emitidas danifiquem a atmosfera da Terra e afetem a vida na superfície.
Foto: Unsplash
Fim do Sol
Quando o Sol não tiver mais energia suficiente para emitir calor, a Terra e outros planetas ficarão expostos a temperaturas extremamente frias, levando à extinção em massa da vida por aqui.
Foto: Unsplash
Mudanças climáticas
A ação do homem pode trazer consequências irreparáveis ao nosso planeta. Eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, inundações, furacões e outros fenômenos, podem acabar com a vida na Terra.
Foto: Unsplash
Colapso da civilização humana
A humanidade enfrenta desafios, como guerras, fome, doenças e conflitos políticos, que podem levar à queda da civilização humana. Isso poderia ter um impacto profundo no planeta e na nossa sobrevivência.
Foto: Unsplash
Guerra nuclear
Essa possibilidade nunca foi descartada. Além da destruição imediata causada pelas explosões, as armas nucleares liberam radiação que pode ter efeitos a longo prazo na saúde e no ambiente.
Foto: Unsplash
E agora?
As chances da vida em nosso planeta acabar de uma hora para a outra são muito pequenas. A mudança de comportamento, o investimento em tecnologias limpas e a ciência podem ajudar a nos proteger.
Foto: Unsplash
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Unsplash