A cidade com menor proporção de domicílios com banheiro no Brasil

Conheça Ipixuna, no Amazonas

Foto: Divulgação/Gilson Ipixuna

Como é

Ipixuna é uma cidade do Amazonas que faz fronteira com o Acre. Ela faz parte da microrregião de Juruá. O nome vem de um dos afluentes do rio Juruá, o Ipixuna.

Foto: Reprodução/Wikipedia

IBGE

Dados recentes do IBGE mostram que Ipixuna é a cidade com menor proporção de domicílios com banheiro no Brasil, com apenas 36,8%. No AM, o município ficou atrás de Envira (46,4%) e de Guajará (50,8%).

Foto: Divulgação/Defesa Civil AM

De onde vem o nome

A cidade recebeu o nome de um dos principais afluentes do Rio Juruá. Ipixuna significa ‘água escura’ na língua tupi. O nome foi dado pelos indígenas catuquinas, curinas e canamaus.

Foto: Divulgação

População

Sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 31.172 habitantes em 2021.

Foto: Divulgação

Índice de desenvolvimento

Em 2000, Ipixuna teve o 5º pior índice de desenvolvimento humano do Brasil. Em 2016, ficou em último no Índice de Desenvolvimento Municipal divulgado pela Firjan.

Foto: Divulgação

História

Em meados do século 19, estrangeiros ocupavam as terras que hoje são de Ipixuna. Em 1877, cearenses migraram para a região do rio Juruá, e mais tarde, viriam a povoar Ipixuna.

Foto: Divulgação

Distritos

O município foi constituído pelos subdistritos: Foz do Riozinho, Foz de Ipixuna, Foz do Hudson e parte dos de Foz do Gregório e Canidé, com sede na localidade de Guajará.

Foto: Divulgação

Cidade

Em 1955, Ipixuna tornou-se cidade. O primeiro prefeito, Domingos Barbosa Filho, foi nomeado pelo Estado em 1956.

Foto: Divulgação

Prefeitura

Atualmente, a prefeita da cidade é Maria do Socorro de Paula Oliveira (PSDB), eleita em 2021. O vice-prefeito é Rodrigo Monteiro Saraiva, do MDB.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipixuna

Saúde

Entre hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos, Ipixuna soma estabelecimentos de saúde pública com total de 5 leitos para internação da cidade em uma das unidades.

Foto: Divulgação

Nascimentos

Em 2015, 29,3% das crianças que nasceram no município eram filhos de mães adolescentes. O índice de mortalidade infantil foi de 15 óbitos de menores de 5 anos de idade a cada mil nascidos vivos.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Especialidades

O município possuía, em 2009, apenas um estabelecimento de saúde especializado em neurocirurgia, obstetrícia, pediatria, psiquiatria e traumato-ortopedia.

Foto: Divulgação

Doenças

Até 2015, não havia registros de casos de HIV na cidade. Já o número de casos de doenças transmitidas por mosquitos e insetos foi de 16, em 2012, sendo a principal a leishmaniose.

Foto: Divulgação

Educação

A taxa de escolaridade de Ipixuna é de 65,4%, segundo dados de 2020. A cidade possui 42 escolas de ensino fundamental e 3 de nível médio. No Ideb, Ipixuna teve nota 3,7.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: freepik