Coletar conchas, dar comida aos peixes e mais: saiba o que NÃO fazer no turismo em praias

Várias ações podem prejudicar praias e mares

Foto: Freepik

Não colete conchas

O hábito de pegar conchas na praia e levar para casa pode causar mais impacto ao meio ambiente do que se imagina. O ato, a princípio inocente, pode provocar o desequilíbrio dos biomas costeiros, segundo especialista ouvido pelo Terra. Isso também pode acarretar em crime ambiental.

Foto: Getty Images

Não alimente os animais

O Ministério do Meio Ambiente orienta que, durante um passeio no mar ou um mergulho, não se deve alimentar os peixes. Conforme especialista, isso pode provocar alterações no comportamento das espécies locais, que podem inclusive ficarem mais agressivas. Além disso, os peixes podem morrer.

Foto: Freepik

Não leve cachorros

Animais de estimação são proibidos em quase todas as praias do País. As fezes e urina deles podem ser prejudiciais aos seres que habitam a faixa de areia e aos turistas. "A praia é um ambiente de transmissão do bicho geográfico, um parasita comum em cães e gatos e nocivo às pessoas", explicou o professor Alexander Turra à BBC.

Foto: Freepik

Não jogue lixo

Deixar lixo na areia ou no mar, como garrafas, materiais plásticos, pontas de cigarro e restos de comida, polui as praias e afeta ecossistemas como os recifes de coral, alerta o Ministério do Meio Ambiente. Um copo de plástico pode levar 50 anos para se decompor, por exemplo.

Foto: Freepik

Outras recomendações

Um guia do Ministério do Meio Ambiente também orienta a não transitar com veículos motorizados na praia, a evitar pisar em plantas para proteger a vegetação de restinga e recomenda protetor solar à prova d'água "para não contaminar a água com produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente".

Foto: Estadão Conteúdo

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Estadão Conteúdo