Glitter é microplástico e polui os oceanos

Veja como fazer a sua maquiagem de Carnaval de forma mais ecológica

Foto: Canva

Seja nos bloquinhos de rua, nas festas ou nos Sambódromos, o glitter é a maquiagem oficial do Carnaval. Mas sabia que é feito a partir de um grande filme triturado em pedacinhos? A matéria-prima é uma mistura de plástico e alumínio.

Foto: Canva

O glitter é microplástico e pode escorrer por bueiros e ralos. Como é muito pequeno, não é filtrado pelo sistema de tratamento de esgoto e acaba nos rios e oceanos, prejudicando a vida marinha.

Foto: Canva

Contaminação

Os animais marinhos acabam ingerindo o glitter, que chega ao organismo das pessoas que consomem peixes e frutos do mar.

Foto: Canva

Origem

Também é importante lembrar que, por ser de plástico, o glitter é um produto derivado do petróleo, uma fonte não renovável e que causa danos ambientais. É estimado que o material leve pelo menos 400 anos para se decompor.

Foto: Canva

Mas o que fazer?

A maquiadora Vale Saig recomenda o uso de glitter biodegradável, com pigmentos ecológicos e naturais, que podem se decompor em cerca de seis meses.

Foto: Canva

Algumas marcas que vendem glitter ecológico

  • AmoKarité: @amokarite
  • Contém Glitter: @contemglitter
  • Marulho: @marulhoeco
  • Glitter Glitter: @glitterglitter.co
  • Céumomento: @ceumomento
  • Simple Organic: @simpleorganic

Foto: Canva

Sem glitter, com cor

Outra opção é usar a criatividade nas maquiagens coloridas. Vale Saig recomenda buscar marcas veganas, com embalagens sustentáveis e que não utilizem matérias-primas poluentes ou prejudiciais à nossa saúde.

Foto: Instagram/@valesaig

Olho colorido

Por @valesaig

Artística metalizada

Por @valesaig

Olhos azuis e acessório de cabeça

Por @valesaig

Elementos naturais

Também dá para criar maquiagens diferentonas usando plantas e flores do jardim de casa. A influenciadora Izabela Ariza, da Salada Mística traz algumas inspirações.

Com flor-de-cera

Por @salada.mistica

Com margarida

Por @salada.mistica

Lápis aquarela

A atriz e ativista ambiental Laila Zaid produziu um vídeo indicando maquiagens coloridas feitas com lápis de cor aquarelável, que podem ser reaproveitados e não prejudicam a pele.

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Canva