Como fazer compostagem em casa?

Aprenda a fazer adubo com sobras de alimentos e ainda ajudar o meio ambiente

Foto: Redação Planeta

O que é?

A compostagem é um processo natural que transforma restos de alimentos e outros materiais orgânicos em adubo, que pode ser usado para melhorar a qualidade do solo e fornecer nutrientes para as plantas.

Foto: Redação Planeta

Benefícios ambientais

  • Reduz a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários: a matéria orgânica nos aterros se decompõe lentamente e libera metano, um gás de efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas.
  • Melhora a qualidade do solo: o composto pode ajudar a melhorar a estrutura do solo, aumentar a capacidade de retenção de água e fornecer nutrientes para as plantas. Isso pode ajudar a reduzir a necessidade de fertilizantes químicos e pesticidas.
  • Conserva recursos naturais: a compostagem pode ajudar a conservar recursos naturais como água, petróleo e gás natural. O composto pode ser usado para reduzir a necessidade de irrigação e fertilizantes químicos.

Foto: Redação Planeta

Quer começar a compostar em casa, mas não sabe por onde começar?

A seguir, Cláudio Spinola, sócio-cofundador da Morada da Floresta, empresa que fornece itens para compostagem, dá as dicas para começar um minhocário doméstico.

Foto: Redação Planeta

Existem muitos métodos diferentes de compostagem e todos eles envolvem a decomposição de materiais orgânicos por microrganismos. O mais simples e o que é possível ser feito dentro de apartamento é o com minhocário.

Foto: Redação Planeta

Precisa se dedicar

“O primeiro critério é ter vontade de fazer. É uma atividade importante para o meio ambiente e para ter aquela sensação de dever cumprido, mas é preciso ter consciência de que você vai precisar se dedicar minimamente cuidando das minhocas”, alerta Cláudio.

Foto: Redação Planeta

Arrume um minhocário

“Basta ter um minhocário, as minhocas e começar a alimentá-las com os alimentos”, explica o sócio-fundador. Os itens podem ser encontrados com facilidade na internet.

Foto: Redação Planeta

Encontre um local adequado

”Identifique onde dá para colocar o seu minhocário. Com um espaço de 60 por 42 cm, dá para fazer a compostagem de uma família. A única restrição é que ela não pode pegar sol e idealmente não tomar muita chuva”, explica.

Foto: Redação Planeta

“Você pode colocar na varanda, no quintal, na sala, na cozinha, na lavanderia. O ideal é que não seja em um local muito longe da cozinha, para que seja algo simples de fazer no dia a dia, porque você vai precisar visitar o minhocário sempre”, fala o sócio-fundador da Morada da Floresta.

Foto: Redação Planeta

Como fazer?

O tipo de minhocário mais simples tem três caixas empilhadas. Os restos de alimentos devem ser colocados na caixa do topo. Eles precisam ser cobertos com serragem até que encha todo o recipiente. Esse processo dura cerca de um mês.

Foto: Redação Planeta

Tenha um estoque de serragem

”A gente recomenda serragem porque ela é um material que menos dá problema de infestação. É garantido e livre de frustração”, indica Cláudio.

Foto: Redação Planeta

Tenha um baldinho para o resíduo orgânico

”Deixe um recipiente na pia para você colocar os alimentos que serão direcionados ao minhocário depois. Para facilitar a lavagem desse baldinho, a gente sugere colocar serragem no fundo dele”, explica.

Foto: Redação Planeta

O que pode ser usado

Na composteira, você pode colocar restos de frutas, de verduras, de legumes, sementes, cascas de ovos, borra de café, sobras de alimentos cozidos e até guardanapos usados. Não é recomendado colocar carnes ou fezes de animais.

Foto: Redação Planeta

Caixa do meio

Quando a caixa de cima estiver completamente cheia, inverta-a pela do meio, que deve estar vazia. Daí, os novos resíduos deverão ser colocados nela, que agora estará no topo. Enquanto isso, as minhocas da caixa de baixo, que estará cheia, transformam os resíduos em húmus.

Foto: Redação Planeta

Base coletora

A peça que fica embaixo, com uma torneirinha, armazena o excesso de líquido dos resíduos orgânicos. Esse composto é um adubo concentrado que deve ser diluído e, então, ser usado na rega das plantas.

Foto: Redação Planeta

Adube suas plantas

Quando as duas caixas estiverem cheias, é hora de coletar o adubo da caixa do meio. Agora, você pode usar esse composto orgânico para alimentar as suas plantas.

Foto: Redação Planeta

Recomece

Ao esvaziar a caixa do meio, leve-a de volta para cima e repita todo o processo.

Foto: Redação Planeta

Mau cheiro e mosquitos

”Pode dar cheiro? Pode. Pode dar mosquito? Pode. Porém, se der, é porque você não está cobrindo direito os alimentos com a serragem. Se fizer tudo certo, você não vai ter nenhum problema com isso”, explica Cláudio.

Foto: Redação Planeta

“Esse processo é um círculo virtuoso. Você vai alimentar as minhocas com o que sobra na sua cozinha e as minhocas vão devolver esse alimento em forma de húmus e em forma de adubo líquido para alimentar as plantas”, finaliza Cláudio.

Foto: Redação Planeta

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Redação Planeta