Como comprar produtos de impacto positivo?

É possível consumir e fazer o bem ao mesmo tempo; com essas dicas, você aprende como

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Os chamados produtos sociais são um modelo que empresta a força de uma marca para ONGs, institutos e projetos. Geralmente você compra algo e uma parte do valor é doado.

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Mas como saber se realmente estou colaborando com uma causa?

A seguir, mostramos o “checklist” de um bom produto social, de acordo com o Instituto Mol, uma organização da sociedade civil fundada para incentivar a cultura de doação no Brasil.

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Informações claras

Na comunicação da marca, da embalagem, das redes sociais ou da loja, você vai poder ver claramente a informação de que o produto tem algum impacto positivo, como “compre e faça o bem”, por exemplo.

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Quanto é doado

O quanto é revertido para a causa também deve estar claro na comunicação. Geralmente é indicado como “20% do lucro doado para ____”.

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Para onde vai

A causa e as organizações que estão sendo beneficiadas pela doação devem ser bem informadas pela empresa.

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Canal aberto

O consumidor precisa ter um canal de fácil acesso para tirar dúvidas sobre o produto ou sobre a ação.

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Resultados

Comunicar os resultados da ação também demonstram transparência.

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O produto em si

Para Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) da ESPM, é importante analisar se o produto em si também tem impacto positivo social ou ambiental: “Seja no material, no propósito, na concepção ou na produção do produto ou do serviço”.

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Quem está vendendo

“É preciso analisar se empresa envolvida tem preocupação com ESG e se não tem fornecedores duvidosos que utilizem mão de obra infantil ou análoga à escravidão, por exemplo”, diz Nakagawa.

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Informe-se

Por fim, vale se aprofundar no assunto acompanhando notícias, profissionais e influenciadores que sejam especialistas na área de impacto socioambiental para poder formar senso crítico.

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Guia classifica transparência de empresas que revertem lucro para causas

Dá para ajudar ONGs comprando produtos sociais, mas como saber se é confiável? Guia MOL avalia comunicação e cria ranking de transparência

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