Economia de água

Entre ajuda ao planeta e dinheiro no bolso, confira mitos e verdades sobre a preservação desse recurso

Foto: Getty Images/Peter Cade

Não é infinita

Nunca é demais ressaltar a importância da preservação da água, recurso finito e essencial à vida no planeta. A seguir, confira mitos e verdades sobre a preservação desse bem.

Foto: REUTERS/Bruno Kelly

Toda água pode ser reutilizada

Mito! Ainda que seja possível reaproveitar a água, é importante entender que cada tipo exige um cuidado diferente. A água da chuva, por exemplo, não é potável, mas pode ser usada para lavar o carro ou regar as plantas.

Foto: Getty Images/Luis Alvarez

Garrafa na descarga ajuda a economizar

Verdade! Colocar uma garrafa com água e cascalho em uma das laterais da caixa acoplada da privada diminui o volume de água usado na descarga, sem diminuir a pressão, gerando economia.

Foto: Reprodução/YouTube/Rcatec Engenharia

Fazer xixi no banho ajuda a economizar

Mito! Apesar de economizar a água de descarga, o gasto pode ser maior para desinfetar o banheiro e eliminar o mau cheiro na hora da limpeza.

Foto: Getty Images/Thiago Santos

Banho com a janela fechada ajuda a economizar

Verdade! Manter a janela do banheiro fechada durante o banho mantém o ambiente aquecido e ajuda a diminuir o tempo embaixo do chuveiro. Diminuindo a temperatura do aparelho, você também economiza energia elétrica.

Foto: Getty Images/Oleg Breslavtsev

Usar privada como lixeira ajuda a economizar

Mito! Além do risco de entupir o encanamento, que pode provocar vazamentos e prejuízos, descartar papel, algodão ou outros materiais no vaso sanitário eleva o custo de tratamento de água.

Foto: Getty Images/NAKphotos

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images/Peter Cade