Sem tocar e nada de protetor: confira as regras rígidas de locais de ecoturismo

Locais estão entre os favoritos de entusiastas

Foto: Getty Images/ Joa_Souza

Preservação

Regras rígidas para turistas são a chave para a preservação de alguns dos principais destinos voltados ao ecoturismo no Brasil. Veja alguns exemplos para se programar. (02/11)

Foto: Branco Pires/Guia Chapada Diamantina

Capitólio (MG)

O maior complexo aquático artificial da América Latina adotou novas regras após a queda de um paredão. Hoje, as visitas só acontecem mediante supervisão, e turistas só podem permanecer por lá por 5 minutos. (03/11)

Foto: Divulgação/Imprensa MG

Abrolhos (BA)

Além de atrair muitos pesquisadores, o arquipélago ganha a atenção dos turistas pelos mergulhos e vistas surreais. Lá, não é permitido mexer com os animais, tampouco pescar. (04/11)

Foto: Getty Images/ Joa_Souza

Chapada dos Veadeiros

O parque goiano atrai milhares de turistas pelas águas cristalinos. Porém, para evitar poluição, os visitantes são proibidos de usar protetor solar, xampu e sabonete antes de entrar na água. (05/11)

Foto: Divulgação iStock

Chapada Diamantina (BA)

O parque baiano também proíbe o uso de cosméticos e produtos de limpeza nos rios. Os turistas devem usar itens biodegradáveis e com pelo menos 30 metros de distância das águas. (06/11)

Foto: Divulgação iStock

Caverna do Diabo (SP)

O complexo de cavernas conhecido pelas formações únicas tem limite diário de visitações e exige que os turistas estejam bem calçados antes da visita, proibindo chinelos e sandálias. (07/11)

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Fernando de Noronha (PE)

Além de cobrar um taxa de visitação dos turistas, a ilha tem um decreto que proíbe a entrada, venda e uso de utensílios de plástico, como embalagens e recipientes. (08/11)

Foto: Ariel FUCHS/Gamma-Rapho/Getty Images

Laje de Santos (SP)

O único parque marinho de São Paulo é um dos points de mergulho do país. O local proíbe a retirada de qualquer material e é preciso uma autorização especial para atracar na região. (09/11)

Foto: Divulgação/Alexandre Andreazzi

Serra da Capivara (PI)

Milhares de turistas visitam o sítio arqueológico a céu aberto. Para manter a preservação, é proibido tocar nas pinturas nas rochas e levar embora qualquer tipo de material para casa. (10/11)

Foto: Agência Brasil

Terra Planeta🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG. (11/11)

Foto: Getty Images/OSTILL