5 alternativas inusitadas para se inspirar a investir em energia solar

Tecnologia solar é cada vez mais utilizada e incorporada a novos produtos

Foto: Getty Images

Acessórios

O uso da tecnologia solar para fornecer energia gratuita a produtos eletrônicos tornou-se uma prática difundida nos dias atuais. Uma ampla gama de acessórios está disponível, indo desde carregadores solares portáteis até lanternas que se recarregam através de células solares quando expostas à luz do sol.

Foto: Westend61/Getty Images

Transporte

O eBus é um ônibus elétrico movido a energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina. Totalmente desenvolvido no Brasil, ele utiliza energia proveniente dos sistemas fotovoltaicos instalados no laboratório da UFSC, em Florianópolis. Inaugurado em dezembro de 2016, começou a operar regularmente em março de 2017, transportando passageiros do campus.

Foto: Divulgação/UFSC

Iluminação LED

Diferentemente das luzes externas convencionais, as luminárias solares não exigem instalação complexa, já que não precisam ser conectadas ao sistema elétrico da casa. Além disso, elas possuem baterias integradas, armazenando energia para iluminar durante a noite sem depender da rede elétrica.

Foto: BanksPhotos/Getty Images

Lixeiras compactadoras

Em locais como Nova York e Chicago, foram implementados compactadores de lixo e reciclagem movidos a energia solar. Essa inovação está gerando economia significativa para as cidades, reduzindo tanto a quantidade de resíduos quanto a frequência de coleta. Os compactadores solares podem armazenar até cinco vezes mais lixo que as lixeiras convencionais.

Foto: Divulgação/ Inova Gestão de Serviços Urbanos

Jardim de energia solar

Em Saint-Joachim, uma cidade gaulesa situada nas proximidades de Nantes, na França, o cemitério local foi transformado em um jardim suspenso de energia solar, oferecendo eletricidade de forma gratuita para os residentes.

Foto: Divulgação

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Estadão Conteúdo