Você sabe o que são os ODS?

Entenda o que são os objetivos de desenvolvimento sustentável

Foto: iStock/PeopleImages

Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Em 2015, foram lançados 17 objetivos interconectados que propõem ações para erradicar a fome, alcançar a igualdade e obter um desenvolvimento mais sustentável até 2030. (01/15)

Foto: iStock/Melitas

Fome zero

O ODS 1 é a erradicação da pobreza em todos os lugares. Já o ODS 2 propõe o combate à fome, fim da insegurança alimentar e promoção de uma agricultura sustentável. (02/15)

Foto: iStock/Joyce Diva

Saúde e bem-estar

A proposta do ODS 3 é garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todas as pessoas, independente da idade. (03/15)

Foto: iStock/FG Trade

Educação e igualdade de gênero

Garantir o acesso à educação de qualidade e inclusiva é a proposta do ODS 4, enquanto o ODS 5 prevê alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres. (04/15)

Foto: iStock/Wavebreakmedia

Água potável, saneamento e energia limpa e acessível

O ODS 6 visa garantir o acesso à água potável e ao saneamento básico para todos. Já energia limpa, de acesso universal e a preços acessíveis, é uma demanda do ODS 7. (05/15)

Foto: iStock/Prostock Studio

Crescimento econômico inclusivo

Enquanto o ODS 8 promove um crescimento econômico inclusivo, em que haja trabalho digno para todos, o ODS 9 propõe uma industrialização sustentável. (06/15)

Foto: iStock/Ridofranz

Redução das desigualdades

O intuito do ODS 10 é, até 2030, reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Então estão previstas ações para promover a inclusão social, econômica e política de todos. (07/15)

Foto: iStock/dabldy

Cidades para todos

O ODS 11 quer moradia e transporte seguros e acessíveis para todos. Além de urbanização inclusiva e sustentável. Enquanto o ODS 12 visa garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis. (08/15)

Foto: iStock/twinsterphoto

Ação contra a mudança global do clima

O ODS 13 propõe a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, além de melhorar a educação sobre o tema. (09/15)

Foto: iStock/tatisol

Vida na água e terrestre

Usar de forma sustentável e conservar os recursos marinhos é a proposta do ODS 14. Já o ODS 15 visa proteger a vida terrestre, promover seu uso sustentável e frear a perda de biodiversidade. (10/15)

Foto: iStock/b_kjekol

Paz e justiça

O propósito do ODS 16 é promover sociedades pacíficas e inclusivas, em que todos tenham acesso à justiça. Outro ponto é construir instituições eficazes e responsáveis. (11/15)

Foto: iStock/FG Trade

Parcerias e meios de implementação

Por fim, o ODS 17 visa fortalecer e revitalizar a parceria global em prol do desenvolvimento sustentável. (12/15)

Foto: iStock/PeopleImages

Virada ODS

Para aproximar a população desses ODS, a cidade de São Paulo sediará a Virada ODS entre os dias 8 e 10 de julho. O evento gratuito contará com palestras, feiras gastronômicas e muito mais. (13/15)

Foto: iStock/pcess609

Assista às palestras no Terra

As palestras do palco central, situado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, serão transmitidas ao vivo pelo Terra a partir de sexta-feira (8). (14/15)

Foto: iStock/Moyo Studio

Acompanhe o Terra 🌎

Todos os dias o Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (15/15)

Foto: iStock/Rudzhan Nagiev