Veneno de aranha brasileira pode ajudar cientistas na descoberta da cura do câncer
Pesquisadoŕes estão estudando uma molécula encontrada no veneno da aranha caranguejeira, que, segundo as análises, teria potencial para ajudar na cura do câncer.
Foto: Divulgação Butantan
Essa aranha brasileira - Vitalius wacketi - habita o litoral do estado de São Paulo. E a substância extraída eliminou células de leucemia em testes in vitro.
Foto: wikimedia commons Daniel Souza
O trabalho é conduzido por cientistas do Instituto Butantan, referência na pesquisa sobre animais peçonhentos no Brasil.
Foto: Sturm wikimedia commons
De acordo com os primeiros testes, o veneno faria a célula cancerígena necrosar. Um procedimento barato que dá esperança sobre a cura de uma doença que mata em massa no Brasil.
Foto: Flavinharn
Aranhas costumam chamar atenção do público sempre que surge um fato novo, pois são animais temidos e ao mesmo tempo cheios de detalhes curiosos.
Foto: wikimedia commons dieterschulten
Recentemente, um grupo de cientistas descobriu um animal bem esquisito, parecido com uma aranha, no fundo do ‘Mar de Ross’, no fundo do Oceano Antártico.
Foto: wikimedia commons Francisco Ardini
O bicho está sendo chamado de ‘Austropallene halanych’ e, ao que tudo indica, parece ser parente dos caranguejos-ferradura.
Foto: reprodução Andrew Mahon
A nova espécie chamou a atenção pela sua anatomia bizarra: quatro olhos e garras grandes que se parecem com luvas de boxe.
Foto: reprodução Andrew Mahon
A aparência da Austropallene halanychi se destaca entre mais de mil tipos de aranhas do mar encontradas em todo o mundo.
Foto: divulgação ZooKeys
Essas criaturas diferentes se alimentam usando uma tromba que parece um canudo e respiram através das pernas, indo contra tudo que se conhece da biologia animal.
Foto: divulgação ZooKeys
Uma equipe liderada por Andrew Mahon, um biólogo da Universidade Central de Michigan, foi quem trouxe essa ‘aranha’ das profundezas do Mar de Ross, a cerca 570 metros abaixo da superfície.
Foto: wikimedia commons Francisco Ardini/PNRA
A criatura misteriosa e fascinante tem um corpo de cerca de 1 centímetro de comprimento e pernas que chegam a quase 3 centímetros.
Foto: divulgação ZooKeys
Um estudo científico publicado por Mahon na revista “ZooKeys” destaca o quanto é urgente entender e preservar os diferentes tipos de vida nesses lugares isolados, principalmente considerando as ameaças das mudanças climáticas.
Foto: domínio público
Segundo o cientista, à medida que as águas esquentam, o tempo se torna um problema para o futuro dessas espécies únicas. Conheça agora outras espécies bizarras de aranha!
Foto: wikimedia commons Francisco Ardini/PNRA
Aranha-caçadora-gigante (Heteropoda maxima): É a maior aranha do mundo, com uma envergadura de pernas de até 30 centímetros. Ela é encontrada no Laos, e é uma aranha tímida e solitária que não costuma ser agressiva com os humanos.
Foto: flickr Petra & Wilfried
Aranha-pavão (Maratus volans): Essas pequenas aranhas saltadoras da Austrália são conhecidas por seus padrões coloridos e comportamento de exibição durante o acasalamento, que se assemelha a um leque aberto.
Foto: flickr Jürgen Otto
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação Butantan