Veja 10 das maiores 'fake news' contra Bolsonaro e Haddad

As eleições de 2018 ficarão marcadas como as eleições das "fake news". Nunca antes na história deste país se espalhou tantas inverdades via redes sociais. Bolsonaristas e petistas inundam os grupos de WhatsApp, Facebook e Twitter com mentiras dos mais variados assuntos, a fim de impulsionar a candidatura de seu preferido e/ou prejudicar a de seu adversário. Veja um pouco foi dito dos dois lados:

Foto: Reuters

Bolsonaro: paciente com câncer é caro para o Estado

Foto: Reprodução

Bolsonaro teria dito essa frase em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Mas pesquisa na Internet e no site do jornal não traz nenhum resultado que mostre que o candidato do PSL realmente disse isso sobre pacientes com câncer.

Foto: Reuters

Haddad leva mais de 9 mil votos em sessão com total de 777

Foto: Reprodução

Trata-se de uma montagem. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou o boletim original com os mesmos códigos de verificação mostrados na imagem. Na urna em questão, que fica na cidade japonesa de Nagóia , Haddad teve nove votos, Bolsonaro teve 372 e Alckmin teve 11.

Foto: Reuters

Flávio Bolsonaro em polêmica sobre assassinato de filho gay

Foto: Reprodução

Não há nenhum registro público de que o filho de Bolsonaro tenha dito essa afirmação. A campanha de Flávio Bolsonaro desmentiu o conteúdo das imagens que viralizaram nas redes sociais.

Foto: Estadão Conteúdo

Urna se 'autocompleta' com voto em Haddad após apertar 1

Foto: Reprodução

Inicialmente, a gravação mostra apenas a tela da urna. Uma mão aperta um botão fora de quadro e o nome de Haddad aparece. O programa de edição mostra que há dois sons de cliques distintos, ou seja, duas pessoas apertam as teclas praticamente ao mesmo tempo. Posteriormente, o vídeo mostra o teclado inteiro. Nesse trecho do vídeo, há indícios de que o vídeo na tela foi plantado. Por fim, há um corte de edição no final do vídeo. Em nota, o TRE - MG confirmou que o vídeo é falso.

Foto: Futura Press

Filho de Bolsonaro usa camiseta contra nordestinos: "jegues"

Foto: Reprodução

A foto é uma montagem. A imagem original é da campanha eleitoral de 2016, quando Flávio foi candidato a prefeito do Rio. A camisa utilizada por ele não tem qualquer estampa.

Foto: Reprodução

Manuela D'Ávila usa camiseta com frase "Jesus é travesti"

Foto: Reprodução

A imagem é uma montagem. Na fotografia original, postada pela própria deputada, o que se lê na camiseta preta é a palavra "Rebele-se!".

Foto: Reprodução

Mourão propõe confisco da poupança

Foto: Reprodução

Não se trata de uma verdade. No evento em que supostamente teria defendido o confisco da poupança, o vice de Bolsonaro fala do assunto em apenas uma ocasião, ao dizer que "o brasileiro poupa pouco".

Foto: Reuters

Atrizes vão a protesto 'Ele Não' com camisa que defende Lei Rouanet

Foto: Reprodução

Foi feita uma montagem na foto em que aparecem Silvia Buarque, Cláudia Abreu, Renata Sorrah e Júlia Lemmertz. A imagem original foi postada no Instagram de Cláudia Abreu, em que mostra camisetas com a hashtag elenão, mas não há nenhuma menção à Lei Rouanet.

Foto: Reprodução

Ataque contra Bolsonaro em MG foi forjado

Foto: Reprodução

Proliferaram diversas narrativas de que o atentado teria sido forjado pela falta de sangue no corpo do presidenciável, fato visto por médicos como normal em ferimentos a faca, já que o sangramento ocorre de forma interna. Nos tuítes, os usuários se referiam a ele como "fake facada".

Foto: Reuters

Haddad diz que crianças com mais de 5 anos são propriedade do Estado, que decidirá o seu gênero

Foto: Reprodução

A assessoria do candidato se pronunciou sobre o boato, classificando como "fake news". Publicação no site da coligação Brasil Feliz de Novo , que apoia Haddad, dizia também que o candidato defende "o Estado apoiando as crianças para que cresçam felizes ao lado de suas famílias".

Foto: Reuters