Tradição e delícia: Tem Festa da Uva em Caxias do Sul!

A Festa da Uva é uma verdadeira febre no Brasil e o FLIPAR traz curiosidades e muito mais sobre a edição 2024; confira só!

Foto: wikimedia commons Ricardo André Frantz

Originalmente, a Festa da Uva (ou Festa Nacional da Uva) é uma feira e uma festa comunitária brasileira realizada a cada dois anos em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Bruno Batista/ VPR

O intuito é celebrar a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região.

Foto: flickr Governo do Estado de São Paulo

A primeira edição da Festa da Uva aconteceu em 1933, como uma forma de promover a cultura e o turismo da cidade.

Foto: domínio público

A festa foi inspirada em eventos semelhantes realizados na Itália, país de origem de muitos imigrantes que se estabeleceram na região sul do Brasil.

Foto: reprodução tv globo

Na época, Caxias do Sul já era um importante polo de produção de uvas e vinhos, e a festa era uma oportunidade para mostrar os produtos da região para o público em geral.

Foto: wikimedia commons Simplus Menegati

A festa foi considerada um sucesso, e desde então tornou-se um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul.

Foto: divulgação

Em cada edição, a Festa da Uva atrai até um milhão de visitantes, que podem conferir uma variedade de atrações, incluindo exposição e degustação de uvas e vinhos; feira agroindustrial, shows e apresentações culturais.

Foto: divulgação

A festa também é uma boa oportunidade para os moradores locais venderem peças de artesanato e para os visitantes conhecerem mais sobre a gastronomia típica local.

Foto: divulgação

Além disso, há concursos para eleger a rainha da festa e suas princesas, que se tornam representantes da colheita da uva na região.

Foto: Luiz Chaves/Festa Nacional da Uva/Divulgação

Além de Caxias do Sul, várias outras cidades brasileiras também realizam festas da uva, em diferentes datas, como Jundiaí (São Paulo), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) e Urussanga (Santa Catarina).

Foto: divulgação

Em 2024, por exemplo, Jundiaí realizará sua 39ª edição da Festa da Uva e promete contar com uma programação diversa de shows.

Foto: divulgação

A programação contará com diversos aristas, entre bandas, tributo ao Tim Maia, tributo ao Queen, além de orquestra com muita música italiana.

Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Em Caxias do Sul, berço da tradicional festa, turistas e curiosos podem curtir tirolesa, danças típicas e o desfile teatral entre os dias 15 de fevereiro e 3 de março.

Foto: divulgação

O evento promete injetar R$ 250 milhões na economia do maior município da Serra Gaúcha.

Foto: reprodução tv globo

O foco dessas apresentações é contar a história dos imigrantes italianos que chegaram à região. Isso se alinha com o tema deste ano, "Caminhos e Lugares", que antecipa as celebrações dos 150 anos da imigração italiana na Serra, ocorrida em 1875.

Foto: Buenas Dicas/Pixabay

A Festa da Uva de Caxias do Sul é realizada no Parque da Festa da Uva, um grande complexo de exposições e eventos localizado na cidade. O parque conta com diversos pavilhões, restaurantes, bares e lojas.

Foto: Luiz Chaves / Divulgação

Outra novidade da edição 2024 é o espetáculo Som e Luz, que não era realizado desde 2016. A atração acontece no Sesc Caixas até 1º de março.

Foto: divulgação prefeitura de caxias do sul

Uma das grandes atrações da Festa Nacional da Uva edição 2024 é o DJ Alok, no dia 24 de fevereiro.

Foto: reprodução instagram

Essa não é a primeira vez que o artista se apresenta no evento. Em 2022, o show do DJ reuniu 15 mil pessoas em um dos pavilhões.

Foto: Divulgação/Alisson Demetrio

A organização do evento espera reunir cerca de 200 mil pessoas na cidade, que tem uma forte tradição na produção de uvas.

Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: wikimedia commons Ricardo André Frantz