Situação e perspectivas do mercado de carros no Brasil

A produção de veículos no Brasil caiu 11,5% em janeiro de 2024 em comparação com dezembro de 2023.

Foto: usertrmk por freepik

Ao todo, foram fabricadas 152.564 unidades, enquanto no mês anterior tinham sido 171.578.

Foto: - usertrmk por freepik

Esse resultado equivale a janeiro de 2023, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea.

Foto: usertrmk por freepik

A exportação, porém, caiu bastante quando comparada com janeiro de 2023. Em janeiro de 2024, as montadoras enviaram 18.837 veículos para outros países, 43% a menos do que no mesmo mês do ano passado, quando 33.048 veículos foram exportados.

Foto: tawatchai07 por freepik

A Anfavea explica que problemas econômicos em países que importam veículos do Brasil acabaram afetando o balanço.

Foto: tawatchai07 por freepik

A entidade citou os casos de Argentina (foto), Chile e Colômbia, que reduziram a sua participação na compra no mercado automobilístico.

Foto: Freepik

Já as vendas no mercado interno, ou seja, para clientes do próprio Brasil, cresceu em 13% em comparação com janeiro de 2023.

Foto: fanjianhua por freepik

Em janeiro de 2024, o número médio de emplacamentos foi de 7.600 unidades por dia. É o melhor desempenho para o mês de janeiro desde 2021.

Foto: tawatchai07 por freepik (

E os modelos estrangeiros têm feito sucesso no Brasil. A cada dez carros vendidos no país, dois vieram de fora.

Foto: eye em - freepik (1)

Ao todo, 31.483 veículos importados receberam licença dos órgãos de trânsito. E 46% deles têm origem na Argentina, enquanto 25% chegaram da China.

Foto: wirestock - freepik (1)

Os veículos elétricos também ganharam impulso no mercado de importados. Fo total de modelos oriundos do exterior, que foram comprados no Brasil, 14% são elétricos e 19% são híbridos.

Foto: freepik

Em relação ao mercado de trabalho, as montadoras criaram 950 vagas em janeiro de 2024, empregando agora quase 100 mil pessoas

Foto: user trmk por freepik

Em janeiro de 2024, 12.026 veículos elétricos ou híbridos foram emplacados, o que representa um crescimento de 167% em relação a janeiro de 2023 , que teve 4.503 unidades vendidas. .

Foto: frimufilms por freepik

Vale ressaltar que esse avanço ocorre apesar do aumento do imposto de importação de veículos elétricos, que passou a valer no dia 1 de janeiro deste ano: 10% para os 100% elétricos e 12% para elétricos híbridos.

Foto: freepik

O estado de São Paulo é o primeiro em número de emplacamentos de eletrificados leves, com 4.082 veículos em janeiro deste ano– aumento de 185,5% em relação a janeiro de 2023 (1.430).

Foto: freepik

O Rio de Janeiro aparece na sequência, com 896 emplacamentos, o que representa uma alta de 126% na comparação com janeiro de 2023 (397).

Foto:

A Anfavea estima que ao longo do ano o setor vai ter crescimento. A expectativa é de ampliar em 6,2% a produção de veículos até o fim de 2024 com um aumento de 6,1% nas vendas dentro do Brasil e 0,7% de expansão nas exportações.

Foto: Senivpetro por freepik

A queda em janeiro já era prevista, segundo a Anfavea, por causa das despesas das pessoas com os impostos do começo de ano.

Foto: Imagem de Luciano Teixeira por Pixabay

Apesar disso, muitos motoristas até optaram por tentar comprar carro em janeiro para tentar justamente negociar o pagamento de IPVA pela concessionária. Com isso, os motoristas tentaram escapar dessa despesa veicular.

Foto: Imagem de NoName_13 por Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: usertrmk por freepik