Saudade da diva: Coleção reúne todos os singles de Tina Turner

Uma coleção especial da Rhino Records reúne pela primeira vez todos os singles lançados por Tina Turner de 1975 a 2023. "Queen of Rock ‘n’ Roll" celebra os 50 anos do primeiro álbum solo da cantora.

Foto: Instagram @tinaturner

A notícia da morte de Tina Turner abalou o mundo da música e do entretenimento em 24/5/2023. A icônica cantora e performer tinha 83 anos. Conhecida como “rainha do rock’n roll”, a cantora vinha levando uma vida mais tranquila, na Suíça, e, segundo o porta-voz, morreu de causas naturais.

Foto: Instagram @tinaturner

A lendária artista era conhecida por sua voz poderosa e uma energia e presença de palco cativantes. Tina deixou um legado indiscutível na indústria musical.

Foto: Flickr Heinrich Klaffs

Anna Mae Bullock, conhecida depois como Tina Turner, nasceu em 26 de novembro de 1939, em Nutbush, no Tennessee. A cantora precisou superar desafios ao longo da vida antes de se tornar uma das maiores artistas de todos os tempos.

Foto: Jay Bernstein - Wikimédia Commons

Turner veio de família pobre nos EUA e chegou a ser abandonada pelos pais, aos 15 anos de idade. Ela precisou cantar em bares e boates para se sustentar.

Foto: Flickr Heinrich Klaffs

A artista começou sua trajetória profissional na música como vocalista da dupla Ike & Tina Turner, ao lado de seu então marido, Ike Turner. Juntos, eles criaram uma mistura eletrizante de rock, soul e R&B, que encantou multidões e rendeu sucessos inesquecíveis, como "Proud Mary" e "River Deep - Mountain High".

Foto: Flickr Heinrich Klaffs

Por detrás dos holofotes, Tina Turner e o marido levavam uma vida pessoal conturbada. Ela teve que lidar com abusos e enfrentou desafios emocionais e físicos ao lado de Ike Turner. O casamento com ele foi marcado por brigas e polêmicas. Algumas vezes, a cantora surgiu em público com hematomas e marcas da violência que sofria.

Foto: Rob Mieremet - Wikimédia Commons

Depois de 18 anos, a artista não só se libertou da situação -- terminando o casamento com Ike -- como se tornou uma das primeiras vozes da música a falar abertamente sobre violência doméstica.

Foto: Flickr Heinrich Klaffs

Sem recursos financeiros, Tina buscou abrigo na casa de uma amiga e teve a oportunidade de abrir shows de bandas renomadas, como os Bee Gees. Ela também se apresentou com vários nomes conhecidos da música, como Eric Clapton.

Foto: fattkatt - Wikimédia Commons

Além disso, nessa época, influenciada por figuras como David Bowie e Rolling Stones, a cantora decidiu adotar um novo estilo que se tornou icônico, com roupas ousadas e cabelos loiros arrepiados.

Foto: Flickr fattkatt

Em meados dos anos 70, Tina Turner lançou seu primeiro disco solo, intitulado “Tina Turns the Country On”. A partir dali, a carreira da cantora decolou.

Foto: Flickr Heinrich Klaffs

Em 1984, a artista lançou seu quinto álbum, que seria um verdadeiro marco na sua carreira, chamado "Private Dancer". O disco apresentou sucessos como "What's Love Got to Do with It" e a própria "Private Dancer", que levaram Turner ao topo das paradas musicais e lhe renderam diversos prêmios.

Foto: divulgação Capitol Records

Ao longo da carreira, foram oito prêmios Grammy e mais de 100 milhões de discos vendidos.

Foto: Reprodução Tinar Turner Blog

A cantora ficou conhecida pelo timbre "rasgado", que se tornou uma verdadeira assinatura pessoal. No auge aos 45 anos, ganhou a fama de “rainha do rock”. Na foto, Tina com Mick Jagger, dos Rolling Stones, numa parceria espetacular.

Foto: Instagram @tinaturner

A cantora também marcou presença no Brasil algumas vezes. Em um show da turnê "Break every rule", em 1988, a artista chegou a reunir 184 mil pessoas no Maracanã! O show ainda foi transmitido para o mundo todo.

Foto: Reprodução Globoplay

A música “The Best”, lançada no começo dos anos 90 serviu de tema de várias personalidades do esporte, inclusive do piloto brasileiro Ayrton Senna. Os dois chegaram a dividir o palco em um show na Austrália, em 1993.

Foto: Reprodução SporTV

Não foi só na música que Tina Turner fez sucesso. No início dos anos 70, a artista já se aventurava também no cinema. Em 1975, estrelou o longa “Tommy”, que contava com o ator Jack Nicholson no elenco.

Foto: Reprodução / Tommy

Em 1985, a rainha do rock faria seu papel mais famoso, em "Mad Max – Além da cúpula do trovão" ao lado do astro Mel Gibson.

Foto: Reprodução IFC Center

A cantora se manteve na ativa durante muito tempo e chegou a lançar o álbum "Wildest dreams" aos 56 anos. No fim dos anos 1990, anunciou a aposentadoria dos palcos.

Foto: Philip Spittle - Wikimédia Commons

Em comemoração aos 50 anos dos prêmios Grammy, em 2008, Tina Turner realizou uma apresentação histórica, com direito a dueto com outra diva da música, Beyoncé.

Foto: Reprodução Band TV

Tina Turner era casada com o executivo musical alemão Erwin Bach, desde 2013. Ela também deixou dois filhos adotados de seu relacionamento com Ike Turner (1962-1978): Ike Turner Jr. e Michael Turner.

Foto: Instagram @tinaturner

Craig Raymond Turner, o primeiro filho da cantora, morreu em julho de 2018, seguido também falecimento de seu outro filho, Ronnie, em dezembro de 2022.

Foto: Instagram @tinaturner

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Instagram @tinaturner