Relembre o culto ao Vodum Serpente, que deu o título à Viradouro em 2024
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
A Viradouro foi a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2024 no Rio de Janeiro. E a serpente deslizando na comissão de frente da Unidos fo Viradouro, que ganhou o Estandarte de Ouro de Melhor Comissão, chamou muito a atenção e empolgou o público.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo
Dan seria um vodum maí representado na forma de uma serpente arco-íris. É equivalente ao loá Dambalá do tambor de Mina, vodu haitiano e ao orixá Oxumarê do candomblé.
Foto: jbdodane/Wikimédia Commons
No Antigo Daomé, este culto se intensificou. Por lá, Dan, como é chamada a Serpente Sagrada, transformou-se no maior símbolo de culto daquele povo, também sendo chamado pelo nome de vodun-besen.
Foto: Divulgação/Viradouro
Dangbé é o Vodum da proteção, do equilíbrio e do movimento. Nele, nada principia nem finda, tudo avança, tudo retorna. Ele resplandeceu entre os povos de Uidá, na Costa da Mina, após a épica batalha contra o reino vizinho de Aladá.
Foto: Divulgação/Viradouro
Dessa forma, a serpente atravessou os campos onde estava o exército de Aladá, indo se unir ao lado adversário. O animal foi erguido para que fosse visto pela tropa inimiga, prostrada diante dela. Assim, foi consagrada a vitória de Uidá.
Foto: Divulgação
Passou, então, a estar presente em batalhas nas quais teve destaque um poderoso exército feminino, das guerreiras Mino. Mulheres-soldados consagradas na fé e nas batalhas, protegidas pelo sobrenatural. Foram as mais temidas do mundo, eram esposas e guardiãs do palácio do Rei do Daomé.
Foto: Divulgação
Em uma sagrada assembleia, elas cultuavam o vodum e realizavam um pacto místico para que nunca traíssem umas às outras. Esse espírito de coletividade era a arma mais poderosa que tinha, formando uma poderosa irmandade. O reino de Daomé é conhecido atualmente como parte do território de Benin, na África Ocidental.
Foto: Reprodução Facebook e Wikimédia Commons
No samba da Viradouro, o termo alafiá refere-se à confirmação ou permissão pelos oráculos, indicando caminhos abertos para determinado empreendimento ou ação. Já Gu Rainha seria o Vodum no qual Ludovina Pessoa era iniciada, sendo uma variação do Vodum do ferro e da tecnologia
Foto: Divulgação
O enredo busca também ressignificar para a sociedade um conjunto de práticas de magias que compõem um legado ancestral, que tentam ser apagadas desde os tempos coloniais. Vodum ficou conhecido com a imagem de bonecos para fazer o mal, porém é uma construção cultural e religiosa importante no Brasil e também em Salvador.
Foto: Divulgação/Viradouro
Na ideia do enredo, as escolas de samba se consolidam como linguagem artística que alcança imensa repercussão e é baseada na vivência comunitária e herança histórica. Elas têm responsabilidade com a representação do sagrado, neste caso os povos da diáspora.
Foto: Divulgação/Viradouro
Ao longo dos séculos, a imagem da serpente foi constituída a partir de um viés negativo e reduzida ao campo do maligno, como o pecado no Jardim do Éden. Por outro lado, em diversas crenças, este animal tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço.
Foto: Divulgação/Viradouro
O culto às serpentes, portanto, realizado por diversas matrizes religiosas africanas, não é um bloco monolítico. A divindade das cobras irá aparecer como encantada, guerreira, cultuada, camuflada e manifestada por meio das cores do arco-íris.
Foto: Divulgação/Viradouro
A serpente revela formas próprias e deixa rastros de encantamento, afetando nações e povos, O maior exemplo disso foi no episódio histórico da batalha entre Uidá e Aladá, quando a serpente píton surge como personagem mítico determinante para a vitória.
Foto: Divulgação/Viradouro
Ela não possuía veneno, porém seu poder divino foi qualificado por europeus do Século XVIII como fator de ameaça e estranhamento. Seria uma espécie de “veneno civilizatório”.Uma metáfora da intolerância que as religiões de matriz africana sofrem.
Foto: Divulgação/Viradouro
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo