Pra quem não viu: Força Aérea intercepta avião que invadiu espaço aéreo brasileiro
Foto: Divulgação Força aérea brasileira fab
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou recentemente uma aeronave PA-28 Cherokee, que ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro. O incidente foi no município de Lábrea, no interior do estado do Amazonas. O FLIPAR mostrou e republica para que não viu. A FAB é bem ranqueada no mundo. Confira
Foto: Divulgação Força aérea brasileira fab
O piloto da aeronave, sem plano de voo, ignorou as ordens para ir embora e decidiu fazer um pouso forçado em área descampada ao sul da pista de Lábrea, próximo à Rodovia Transamazônica. Ele foi visto botando fogo no avião e fugindo. A Polícia Federal assumiu o caso.
Foto: Divulgação Polícia Federal
O episódio mostra uma ação precisa da força aérea do Brasil, que tem renome mundial. Um estudo publicado pela “Global Fire Power”, feito para analisar o poderio das forças militares ao redor do mundo, classificou o Brasil como a 17ª maior força aérea do planeta, logo após a Grécia.
Foto: Sgt. P.Silva / Força Aérea Brasileira
A lista considerou 145 países que possuem aviões militares, como caças, bombardeiros, aeronaves de treinamento, transporte e reabastecimento.
Foto: WikiImages por Pixabay
De acordo com o levantamento da empresa, no Brasil há 195 helicópteros, 46 caças, 206 aviões de treinamento, 111 de transporte, 72 de ataque, 24 de missão especial e dois aviões-tanque.
Foto: Sd. A Soares / Força Aérea Brasileira
A Global Firepower avalia a força aérea de cada país com base em sua classificação anual, considerando todos os tipos de aeronaves em uso pela Força Aérea, Aviação do Exército, Marinha e Fuzileiros Navais.
Foto: Robert Waghorn por Pixabay
A classificação da GFP avalia a capacidade de guerra de cada país por terra, mar e ar, usando meios tradicionais.
Foto: WikiImages por Pixabay
Para chegar ao ranking final, são considerados mais de 60 fatores específicos, entre mão de obra, equipamentos, recursos naturais, finanças, entre outros.
Foto: WikiImages por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação Força aérea brasileira fab