Perigo com balões no Aeroporto Santos Dumont

Você ficou sabendo que um balão fez com que um avião tivesse que mudar de rota? O FLIPAR mostrou e relembra o caso, que vale como alerta.

Foto: Montagem Flipar

No dia 7/5, a presença de um balão obrigou um avião a retardar a sua aterrissagem quando a aeronave se aproximava da pista no Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução Aviation TV

O piloto dessa aeronave teve que esperar a retirada do objeto para conseguir fazer a aterrissagem de maneira adequada e segura. Já um avião da empresa Azul, que estava vindo de Curitiba, pousou praticamente no momento em que o balão estava caindo perto da pista.

Foto: Reprodução Aviation TV

As imagens mostram que o balão vai chegando cada vez mais perto da pista e, sem controle de monitoramento, poderia causar um sério acidente no aeroporto carioca.

Foto: Reprodução Aviation TV

A presença do balão também afetou a rota de outro avião, que vinha de Porto Alegre (voo 2785). A aeronave precisou adiar o pouso no aeroporto Santos Dumont e aguardar até a retirada do balão para conseguir finalizar sua missão.

Foto: Arne Museler - wikimedia commons

Curiosamente esse problema aconteceu quase ao mesmo tempo em outro aeroporto importante do país, o de Viracopos. Localizado em Campinas, no estado de São Paulo, o local é o maior centro de carga aérea na América do Sul.

Foto: Ricardo Lima/Divulgação

Segundo a Agência Brasil, a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos destacou que o aeroporto precisou ser fechado por aproximadamente nove minutos por causa da presença de sete balões.

Foto: Youtube/Golf Oscar Romeo

Equipes de serviços de solo precisaram ser acionadas, pois dois desses sete balões caíram numa área do aeroporto. Com isso, foi necessária a interdição provisória do espaço.

Foto: Divulgação

É muito importante destacar que a prática baloeira é crime ambiental federal no Brasil e está prevista no Código Penal, por oferecer risco para a segurança do espaço aéreo.

Foto: Freepik

Um dos motivos para proibir o lançamento de balões é a necessidade de realização de manobras evasivas dos aviões para evitar colisões, que são agravadas caso aconteçam durante os procedimentos de pouso e também em decolagem.

Foto: Imagem de Gerhard por Pixabay

Além disso, como a estrutura de massa do balão é composta quase em sua totalidade de gases, eles não são detectados pelos radares primários, o que pode dificultar muito a antecipação do desvio da aeronave.

Foto: Pixabay

De acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB), aproximadamente 100 mil balões são soltos a cada ano no país.

Foto: publicdomainvectors.org

O aeroporto de Guarulhos, um dos principais do país, também registrou uma ocorrência envolvendo um balão. A situação aconteceu em fevereiro de 2022, forçando a pausa na operação daquele dia.

Foto: Portal da Copa wikimedia commons

Na imagem é possível ver o tamanho do balão que caiu em cima de um avião da Gol. De acordo com a concessionária que administra o aeroporto, o objeto não provocou interferência nem gerou riscos na operação, porém obrigou que as equipes atuassem para retirar o balão.

Foto: Reprodução/CNN

Para mais informações, acesse o site do Flipar!

Foto: Reprodução Aviation TV

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Montagem Flipar