Peixe-leão capturado no Nordeste pode ser o maior do mundo

Foto: Sea Paradise/Divulgação

Mergulhadores capturaram um peixe-leão com 49 centímetros de comprimento no arquipélago de Fernando de Noronha no dia 27/02. De acordo com Maicon Messias, biólogo da operadora que realizou a ação, o exemplar deve ser o maior já capturado no mundo.

Foto: Sea Paradise/Divulgação

“Nós entramos em contato com algumas instituições, principalmente do Caribe, e não existe nenhum registro de peixes-leão com mais de 47 centímetros”, afirmou Messias.

Foto: Sea Paradise/Divulgação

A operação nas águas de Fernando de Noronha foi realizada por mergulhadores treinados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Nela, foram capturados outros 61 peixes-leão, espécie invasora e que não tem predador no Oceano Atlântico. Ele é capaz de comer até 20 peixes em 30 minutos e é considerado uma ameaça ao meio-ambiente, pois pode provocar desequilíbrio ecológico nas regiões costeiras do Brasil.

Foto: Sea Paradise/Divulgação

No Ceará, o Projeto Equilíbro dos Mares realiza um trabalho de conscientização ambiental para o combate ao peixe-leão. O Diário do Nordeste informou que, entre as ações, estão mergulhos para recolhimento da espécie e o estímulo ao consumo do peixe. O grupo quer capacitar líderes comunitários e guias turísticos para o trabalho ambiental. O projeto destaca que o peixe tem sabor de lagosta e pode ser uma opção para pesca.

Foto: Domínio Público

Mas o peixe-leão, segundo cientistas, apresenta riscos à saúde humana. Um estudo publicado em julho de 2024 por cientistas da Universidade Federal do Ceará afirma que ele tem contaminantes inorgânicos nocivos para o organismo.

Foto: Ingeti/Divulgação

O fato é que o peixe é um alimento nutritivo e saboroso. Por isso, deixando o peixe-leão de lado em meio à controvérsia, veja alguns pratos feitos com pescado que compõem refeições equilibradas.

Foto: Divulgação/Clube Extra

Com um sabor único e marcante, o salmão também é conhecido por ter uma carne muito saudável, devido ao seu alto teor de ômega-3, uma gordura boa para o coração. Ele é muito versátil e pode ser consumido cru, cozido, assado ou até mesmo levemente cozido. Costuma combinar bem com batatas, diversos tipos de arroz, molhos brancos ou cítricos (com frutas) e saladas!

Foto: Divulgação/Clube Extra

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Sea Paradise/Divulgação