Páscoa doce: Brasil é 6º produtor mundial de cacau, fruto que dá origem ao chocolate
Foto: Reprodução TV Globo
Nesta época de Páscoa, o cacau é uma estrela entre as frutas, já que serve de base justamente para a produção de chocolate. O Brasil é o sexto maior produtor mundial com produção anual de 300 mil toneladas.
Foto: Reprodução TV Globo
Os maiores produtores de cacau no Brasil são os Estados do Pará e da Bahia, responsáveis por 90% da safra anual.
Foto: Reprodução site noticiasagricolas.com.br/noticias/hortifruti/283868-mt-programa-de-incentivo-ao-plantio-do-cacau-preve-entregas-de-300-mil-mudas.html#.Yj3aOFXMLIU
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional , do governo do estado, vem realizando ações para consolidar o desenvolvimento sustentável da cultura do cacau.
Foto: Jeser Andrade Arango por Pixabay
Depois do Pará e da Bahia, os maiores produtores de cacau no Brasil são os estados do Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
Foto: Reprodução TV Globo
Uma unidade da federação que não está entre as maiores produtoras, mas tem investido nesse segmento é o Distrito Federal. Embora na região o morango e a goiaba sejam os destaques, o cacau já é cultivado em fazendas e ganha atenção.
Foto: Jeser Andrade Arango por Pixabay
Os produtores ressaltam as vantagens de cultivar cacau, uma fruta que tem diversas utilizações.
Foto: Reprodução TV Globo
Além de ser a base para a produção de chocolate, o cacau pode render mel, geleia, compota e suco feito com a polpa da fruta.
Foto: wikimedia commons R-chu-R
O cacau também tem amêndoas saborosas e as mudas da fruta também têm valor de mercado.
Foto: flickr Irene Scott/AusAID
Até virar chocolate, o cacau precisa passar por um processo cuidadoso. As sementes têm que fermentar, secar e torrar. Tudo de forma controlada.
Foto: Reprodução TV Globo
As amêndoas torradas, quando estão prontas para virar receita de chocolate, já têm um sabor especial.
Foto: Reprodução TV Globo
Um dos chocolates produzidos em Brasília já recebeu prêmio. A proprietária da La Barr Chocolate, empresa que fica na Asa Norte, contou em 2024 numa entrevista à Globo que começou a produção em máquinas pequenas e aos poucos foi crescendo.
Foto: Reprodução Instagram
Ela diz que começou testando receitas em casa e levou para o empreendimento. A equipe novos chocolates seguindo sugestões de clientes.
Foto: Instagram
Segundo ela, o La Barr já ganhou prêmios em festival de chocolate, com três tipos de barra. Sinal de que o chocolate artesanal produzido mesmo em locais sem grande tradição pode alcançar uma qualidade reconhecida no segmento.
Foto: Instagram
O Brasil já foi um dos três maiores produtores de cacau do mundo, com 400 mil toneladas anuais na década de 1980. Mas uma praga chamada vassoura-de-bruxa destruiu fazendas inteiras e, no início dos anos 2000, a safra ficou em 100 mil toneladas. Com o tempo foi retomando um protagonismo.
Foto: wirestock por pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução TV Globo