Saiba quem é a youtuber que foi assassinada pelo próprio pai

A jovem foi estrangulada enquanto dormia

Foto: Reprodução/Youtube

Iraniana

Aos 22 anos, Tiba al-Ali se mudou do Iraque para a Turquia e lançou o seu canal no Youtube. Em 2021, ela começou a fazer sucesso. (01/08)

Foto: Reprodução/Youtube

Vida na web

Em seus vídeos, ela mostrava sua rotina de maneira divertida. A jovem falava sobre independência, alimentação, e a vida com o noivo. (02/08)

Foto: Reprodução/Youtube

Mudança

Ela se mudou para a Turquia para estudar. Porém, após a conclusão do curso, ela decidiu continuar no país, pois gostava da rotina. (03/08)

Foto: Reprodução/Youtube

Assassinato

Tiba foi morta em janeiro deste ano ao visitar a família em Diwaniya, no Iraque. Ela teria sido estrangulada pelo pai, Tayyip Ali, que não concordava com a mudança, e o casamento com o noivo, nascido na Síria. (04/08)

Foto: Reprodução/Youtube

Condenação

Após o crime, o homem se entregou, e foi condenado recentemente a seis meses de prisão, pois o crime não foi considerado premeditado. O assassinato de Tibia é considerado um ‘crime de honra’. (05/07)

Foto: Reprodução/Youtube

Leis

As leis iranianas permitem que crimes como esse tenham pena reduzida se cometidos com base em provocação ou se o acusado tiver "motivos honrosos". O código penal permite a "punição de uma esposa pelo seu marido" e "a disciplina pelos pais de crianças sob a sua autoridade". (06/08)

Foto: Reprodução/Youtube

Protestos

A pena considerada baixa para a gravidade do crime, levou a uma série de protestos no país, e lançou luz sobre o tratamento das mulheres num país ainda extremamente conservador. (07/08)

Foto: Reuters

Acompanhe o Terra

O Terra traz diariamente conteúdo diverso para você ficar bem informado pelo Brasil e pelo mundo. (08/08)

Foto: Reprodução/Youtube