Quem é o brasileiro suspeito de tentar matar Cristina Kirchner

Fernando André Sabag Montiel é apontado como autor do atentado

Foto: Redes sociais

Tentativa de homicídio

O brasileiro Fernando André Sabag Montiel é apontado como responsável pela tentativa de homicídio contra Cristina Kirchner, ex-presidente e atual vice da Argentina. (01/11)

Foto: Reprodução

Segue detido

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que ele aponta uma arma para Cristina, mas logo é detido pelas autoridades do país. (02/11)

Foto: Clarín

A arma

Segundo Alberto Fernández, atual presidente da Argentina, a arma utilizada era uma pistola .380, carregada com cinco munições. Houve a tentativa de disparo, mas a arma falhou. (03/11)

Foto: La Nacion

O atentado

A tentativa de atirar contra Kirchner aconteceu no momento em que ela se aproximou da militância que estava de vigília na frente da sua casa, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires. (04/11)

Foto: Reprodução

Quem é

Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu no Brasil, mas é filho de um chileno e uma argentina. Ele vive no país vizinho desde 1993. (05/11)

Foto: Redes sociais

Antecedentes criminais

Montiel é registrado como motorista de aplicativo. Ele possui um Chevrolet Prisma preto e foi detido por dirigir com uma faca ano passado, segundo fontes de segurança. (06/11)

Foto: C5N

Ligações com extremistas

Montiel seria ligado a extremistas, segundo o jornal Clarín. O brasileiro tem tatuagens referentes ao nazismo, como o Sol Negro, e interagia com publicações de grupos extremistas. (07/11)

Foto: Redes sociais

Críticas ao governo

Segundo o Clarín, um mês antes do atentado, o brasileiro apareceu em uma TV do país para criticar o governo Fernández-Kirchner. (08/11)

Foto: Reprodução

Protestos

Após o atentado, militantes organizaram um ato em defesa de Kirchner no entorno da residência da vice-presidente. Os atos duraram toda a madrugada. (09/11)

Feriado nacional

Outra reação à tentativa de assassinato de Kirchner veio do presidente Alberto Fernández. O chefe argentino declarou feriado nacional nesta sexta-feira, 2. (10/11)

Foto: Reuters

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre o Brasil e o mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (11/11)

Foto: Reuters