Círculos de proteção: entenda esquema de segurança 24h de Putin
Presidente russo tem equipe com 400 mil homens
Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS
Segurança
Vladimir Putin adota a segurança extrema principalmente em viagens internacionais. A proteção do líder é tratada como prioridade nacional, ainda mais depois da guerra na Ucrânia. (01/10)
Foto: SPUTNIK/via REUTERS
Serviço Federal
A equipe de segurança é ligada ao Serviço Federal de Proteção da Rússia (FSO). O grupo teve origem na KGB, serviço secreto soviético em que Putin já atuou como agente. (02/10)
Foto: Sputnik Alexei Druzhinin/Kremlin via Reuters
Os 4 círculos
Agentes mais próximos do presidente fazem sua segurança, assim como guardas disfarçados, seguranças infiltrados em multidões e atiradores de elite. Eles formam o s '4 círculos'. (03/10)
Foto: Sputnik/Dmitry Azarov/Pool via REUTERS
Guarda-costas
O primeiro círculo, formado pelos guarda-costas, fica mais próximo de Putin. É formado por homens de ternos pretos, que usam fones de ouvido e protegem o presidente. (04/10)
Foto: Kremlin Press Office
Disfarçados
Guardas disfarçados formam o segundo círculo. Eles agem como cidadãos comuns, sem serem percebidos. Apesar da aparência, eles estão atentos a tudo ao redor de Putin. (05/10)
Foto: Mikhail Metzel/EPA/SPUTNIK/KREMLIN
Atenção ao perímetro
O terceiro círculo é formado por agentes que circundam o perímetro em volta de Putin. Eles impedem a entrada de pessoas suspeitas. (06/10)
Foto: Mikhail Metzel/Sputnik/Reuters
Atiradores
O quarto círculo é formado por franco-atiradores, que ficam em cima de telhados de prédios vizinhos, e observam qualquer ameaça de perigo contra Putin. (07/10)
Foto: reuters/grigory sysoyev
Risco de envenenamento
Para evitar que o presidente russo seja envenenado, há uma pessoa responsável por provar tudo que Putin come e bebe. O "provador pessoal" atua, inclusive, dentro do Kremlin. (08/10)
Foto: Sputnik/Evgeniy Paulin/Kremlin via Reuters
Sem drones
Putin costuma viajar apenas em carreatas com muitos veículos, incluindo motos e caminhões. A ideia é evitar ataques aéreos, como os com drones, que são bloqueados. (09/10)
Foto: Sputnik/Pavel Bednyakov/Reuters
Acompanhe o Terra
Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (10/10)
Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS