Ranking divulgado
O Diretório Mundial de Navios de Guerra Militares Modernos (WDMMW, na sigla em inglês) avaliou as maiores potências marítimas do mundo em 2023, a partir do número de navios de guerra e submarinos, idade da frota, logística e capacidade ofensiva e defensiva.
Foto: Marinha do Brasil
5 - Coreia do Sul
Abrindo o top 5, a Coreia do Sul aparece com 138 unidades de navios, e pontuação de 122,9, de acordo com o levantamento.
Foto: Marinha da Coreia do Sul
4 - Indonésia
Já a Indonésia tem ao todo 243 unidades de navios de guerra. O alto investimento nos últimos anos tornou a marinha do país uma das mais bem preparadas do mundo.
Foto: Reuters
3 - Rússia
Em guerra contra a Ucrânia, os russos contam com 83 corvetas, 58 submarinos, 48 navios de guerra, 27 navios de patrulha, 21 navios de assalto anfíbio, 12 contratorpedeiros, 11 fragatas, quatro cruzeiros e um porta-avião. São 265 unidades, e pontuação de 242,3.
Foto: Reuters
2 - China
Ascensão da China não apenas na economia, mas também em força, com a adoção de embarcações de superfície e submarinas mais avançadas, bem como navios de apoio crítico. O país possui 425 unidades, e marca 319,8 pontos no ranking.
Foto: Marinha do Brasil
1 - Estados Unidos
Embora tenha menos unidades de navios de guerra, os EUA assumem o topo da lista devido à potente frota de porta-aviões movidos a energia nuclear. No total, a força marítima do país tem frota com 243 unidades em seu inventário ativo, e marca 323,9 pontos.
Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Danilo Reynoso
Brasil está em 25º
A força brasileira conta com 46 unidades totais em seu inventário naval, sendo quase metade de navios de patrulha. Há ainda sete submarinos, seis fragatas, cinco navios de guerra, três navios de assalto anfíbio, dois corvetas e um porta-helicópteros.
Foto: Marinha do Brasil
Acompanhe o Terra
Todos os dias a equipe do terra produz conteúdos para te deixar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Marinha do Brasil