Movimento intenso de turistas pode afetar as famosas dunas de Jericoacoara

A redução e até a possibilidade de desaparecimento das dunas do Parque Nacional de Jericoacoara têm preocupado especialistas por causa do impacto da ação humana nos últimos anos.

Foto: Instagram @parnajericoacoara

O fluxo intenso de turistas causa compactação do solo, erosão e degradação da vegetação nativa, interferindo no equilíbrio natural das dunas.

Foto: Reprodução de vídeo G1

Localizado no litoral cearense, o parque aplicou cerca de 200 multas a turistas e empresas que infringiram regras ambientais em 2024. Os dados foram divulgados em outubro de 2024 pela BBC News Brasil.

Foto: Reprodução de vídeo G1.

As multas aplicadas não chegaram a ser as mais altas, que geralmente ocorrem em casos de grande impacto ambiental e crimes como o desmatamento ilegal em outras áreas.

Foto: Instagram @parnajericoacoara

Ainda assim, o montante arrecadado nos últimos dois anos em Jericoacoara é expressivo: o valor supera todas as multas acumuladas nos anos anteriores, desde a abertura do parque, em 2002.

Foto: Flickr silene andrade

A situação tem levado biólogos e geógrafos a expressar preocupação com a perda das características particulares do parque e de sua região.

Foto: Instagram @parnajericoacoara

Fundado em fevereiro de 2002, o Parque Nacional de Jericoacoara está localizado a cerca de 300 km de Fortaleza, em uma área de 8,4 mil hectares.

Foto: reprodução/youtube

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Instagram @parnajericoacoara