Mercado wellness valoriza cogumelos na culinária; veja os usos

Um tipo de mercado conhecido como “wellness” (algo como bem-estar, na tradução) tem feito sucesso nos Estados Unidos. Ele se tornou muito popular em cidades americanas como a Califórnia.

Foto: Waldemar Unsplash

Por serem quase que inteiramente à base de cogumelos, no Brasil, o mercado "wellness" depende da aprovação Anvisa, o que pode levar meses para acontecer.

Foto: freepik

Nesses lugares, é possível encontrar uma variedade de suplementos produzidos a partir de “superfoods”, isto é, alimentos ricos em vitaminas e minerais, especialmente os cogumelos funcionais.

Foto: Peter Wendt Unsplash

A burocracia no processo não se deve ao cogumelo em si, mas à forma como ele é tratado. No Brasil, não há impedimento para o cultivo e consumo de cogumelos.

Foto: freepik timolina

O problema está em quando se pretende comercializar o cogumelo com base nas suas propriedades.

Foto: Waldemar Unsplash

Mesmo nos EUA, a primeira permissão só se deu em março de 2023. Na ocasião, liberaram um extrato de cogumelo originário da Filadélfia, feito organicamente a partir do chamado “tipo Paris”.

Foto: Youtube/ Ro Giacomelli

A matéria-prima é sustentável e passa por um tratamento de raios UV que eleva a quantidade de vitaminas no cogumelo, fazendo com que ele se torne um suplemento.

Foto: congerdesign por Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Waldemar Unsplash