Mandioca em forma de gente causa espanto; saiba tudo sobre a iguaria
Um agricultor do Espírito Santo encontrou uma mandioca em formato humano em seu sítio, no Alto Rio Novo. O tubérculo mede 1,60m e pesa incríveis 20 kgs.
Foto: Reprodução redes sociais
Esta não é a primeira vez que o assunto mandioca viraliza. Afinal, em 2021, a apresentadora Ana Maria Braga virou meme ao elogiar a mandioca de um vendedor ao vivo em seu programa "Mais Você", da Rede Globo.
Foto: reprodução tv globo
Na conversa com o vendedor, ela falou: "A gente está com a mandioca fininha e com mandiocão igual ao do senhor", arrancando risadas das pessoas na web.
Foto: reprodução tv globo
Além disso, ela seguiu com as piadas de duplo sentido. "O senhor está acostumado a descascar mandioca, então? A sua mandioca é mais parruda". A internet não perdoou, com Ana Maria Braga virando meme (mais uma vez).
Foto: reprodução tv globo
Mas o assunto desta galeria é mandioca, um dos alimentos mais tradicionais e versáteis da culinária brasileira! Vamos, então, saber um pouco mais sobre a iguaria?
Foto: Divulgação
A mandioca é uma excelente fonte de energia devido ao seu alto teor de carboidratos, que correspondem à maior parte de sua composição. Uma porção de 100 gramas de mandioca cozida fornece cerca de 160 calorias.
Foto: TV TEM/Reprodução
É ótima opção para quem precisa de energia extra, como atletas e pessoas com uma rotina física mais intensa. Além dos carboidratos, a mandioca também contém uma quantidade significativa de fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e a digestão.
Foto: David Monniaux - wikimedia commons
Em termos de vitaminas e minerais, a mandioca não deixa a desejar. Ela é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e a saúde da pele.
Foto: reprodução de TV
Também oferece folato, importante para a produção de células e tecidos, e vitaminas do complexo B, que desempenham papéis essenciais no metabolismo celular e na saúde do sistema nervoso.
Foto:
Quanto aos minerais, destaca-se o potássio, que auxilia na regulação da pressão arterial, e o cálcio, fundamental para a saúde óssea. Porém, a mandioca tem um baixo teor de proteínas e gorduras. É usada na produção de cerveja especial de mandioca.
Foto: Divulgação Cervejaria Colorado
Isso faz com que ela seja, em muitas situações, consumida junto a outros alimentos para garantir um equilíbrio nutricional adequado. Combina bem com carnes, inclusive com uma boa costelinha.
Foto:
A mandioca é, sem dúvida, um alimento extremamente versátil, utilizado de diversas maneiras na culinária. Dependendo de como é preparada, pode se transformar em uma infinidade de pratos.
Foto: Youtube/ Isamara Amâncio
No Brasil, ela aparece em pratos salgados como a farofa, o escondidinho de carne seca, a tapioca e o beiju, que são consumidos em praticamente todas as regiões do país. Além disso, a mandioca é um ingrediente fundamental no preparo de bolinhos e pastéis, gerando uma textura macia e saborosa.
Foto: YouTube/Nandu Andrade
A mandioca também é consumida em sua forma cozida ou frita, sendo uma opção saborosa de acompanhamento, muito similar à batata. Os chips de mandioca e a mandioca frita são petiscos populares, conhecidos por sua crocância e sabor único. Além disso, ela pode ser usada para fazer purês.
Foto: Jason Goh pixabay
Outro uso bastante popular da mandioca é na produção de farinha de mandioca, um ingrediente essencial em muitas receitas da culinária nordestina e mineira, como a tapioca, que é consumida tanto no café da manhã quanto no lanche, recheada com queijo, coco, frutas e outros ingredientes.
Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará
Em sua forma de goma, a mandioca se transforma em uma base para diversos preparos, como o famoso pão de queijo ou até mesmo em massas para empanados e salgadinhos.
Foto: chrys hadrian - Flickr
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução redes sociais