Mancha da corrupção ficou para trás: Petrobras chega a um milhão de acionistas e bate recorde de produção

Foto: Agência Brasil

A Petrobras alcançou a marca inédita de um milhão de acionistas individuais na bolsa brasileira, em setembro de 2024. Em cinco anos, houve um crescimento de 170% do número de pessoas que possuem ações da empresa.

Foto: Agência Brasil

A produção de petróleo do Brasil chegou a um total de 2,989 milhões de barris por dia em agosto de 2024, batendo um novo recorde. Foi 18,5% a mais que em agosto de 2018. E acima do recorde de maio de 2024, que era de 2,731 milhões.

Foto:

Boas notícias envolvendo a Petrobras e a produção de petróleo no Brasil refletem o distanciamento da época de crise, quando a empresa enfrentou denúncias de corrupção. Veja a história da companhia.

Foto: Divulgação

Há 86 anos, em 29/4/1938, o governo brasileiro fundou o Conselho Nacional do Petróleo. Era a semente para a criação da Petrobras.

Foto: Acervo ALESP

O objetivo do presidente Getúlio Vargas era regular a indústria do petróleo e do gás natural, para que o Estado brasileiro tivesse o monopólio do setor.

Foto: Arquivo Presidência da República / Agência Senado

O primeiro poço de petróleo havia sido perfurado em 1897, em Bofete (SP), pelo fazendeiro Eugênio Camargo, com sonda importada dos EUA, atingindo 488m de profundidade. Mas resultou em apenas dois barris. Foi o primeiro registro de petróleo em solo brasileiro. Mas não rendeu comercialmente.

Foto: divulgação arquivo Petrobras

A Constituição Federal de 1937 já abordava a importância das jazidas de petróleo para o Brasil.

Foto: domínio público

Com a criação do conselho, finalmente, foi descoberto o primeiro poço relativamente produtivo do Brasil: em Lobato (BA), nos arredores de Salvador.

Foto: divulgação arquivo Petrobras

O engenheiro agrônomo Manoel Bastos soube que moradores usavam uma "lama preta" como combustível para lamparinas e resolveu verificar.

Foto: divulgação arquivo Petrobras

Em 13/12/1941, com a perfuração de um poço em Candeias (BA), jorrou o 'Ouro Negro'. Foi a descoberta do primeiro poço comercial em terras brasileiras: o primeiro campo de petróleo do Brasil.

Foto: divulgação arquivo Petrobras

Ele produziu óleo e gás até março de 1966, quando ocorreu seu fechamento.[Hoje, esse poço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Foto: sucodefrutassp wikimedia commons

Havia grande euforia na busca por petróleo. A campanha "O Petróleo É Nosso", lançada em 1948, difundiu a ideia de que a exploração da riqueza deveria estar concentrada nas mãos do governo.

Foto: Reprodução

A expansão das atividades em busca de poços no Brasil levou à criação da Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A), em 1953, oficializando o monopólio estatal sobre este segmento da economia.

Foto: Geraldo Falcão/ Agência Petrobras

O Conselho foi perdendo força até ser extinto, em 1960. Seus integrantes foram incorporados ao Ministério de Minas e Energia. Na foto, o presidente Getúlio Vargas em audiência com o primeiro presidente da Petrobras, Juracy Magalhães.

Foto: Domínio público

Em 1974, foi descoberta a Bacia de Campos, maior reserva de petróleo do Brasil. Localizada no norte do estado do RJ, a bacia atualmente é responsável pela produção de 1,2 a 1,5 milhão de barris de petróleo por dia.

Foto: pterodactyl ivo wikimedia commons

Um dos marcos da história do petróleo no Brasil foi a descoberta da camada do pré-sal entre os litorais de Santa Catarina e Espírito Santo, ampliando a produção da Petrobras e colocando a empresa em posição de destaque no cenário internacional.

Foto: Divulgação Petrobras

A Petrobras se dedica à exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo e derivados, além do gás natural. A empresa também opera na geração de energia termelétrica, no segmento gás-químico e de biocombustíveis.

Foto: André Ribeiro / Agência Petrobrás

A Petrobras atua no setor de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, tendo destaque internacional na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

Foto: ANDRÉ MOTTA DE SOUZA AGÊNCIA PETROBRAS

Apesar de tamanha importância para a economia brasileira, a Petrobras foi manchada por escândalos de corrupção. A partir de março de 2014, a Operação Lava Jato conduziu investigações que revelaram desvios bilionários, envolvendo empreiteiras, funcionários da Petrobras, operadores financeiros e agentes políticos.

Foto: Marcelo Camargo / Arquivo Agência Brasil

Segundo as investigações, as empreiteiras que vendiam serviços à Petrobras se uniam numa espécie de "clube" para direcionar os contratos, mascarando licitações. Sempre "vencia" a empresa já combinada, com preços exorbitantes, que causavam um gigantesco prejuízo aos cofres públicos.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Funcionários da Petrobras garantiam que apenas as empresas do esquema participavam das licitações. Havia negociações para adicionar serviços desnecessários, por preços elevados, inflando contratos para a estatal, cujas despesas eram pagas pelos contribuintes.

Foto: Fernando Frazão Agência Brasil

Operadores financeiros faziam a intermediação entre as empreiteiras e a Petrobras para o pagamento da propina, usando empresas de fachada, transferências para o exterior e pagamentos de fortunas em espécie.

Foto: Terry McGraw pixabay

Agentes políticos trabalhavam para que postos importantes da Petrobras fossem ocupados por integrantes do esquema, com nomeações que faziam parte do jogo de cartas marcadas.

Foto: SatyaPrem pixabay

Livre da lama que envolveu a empresa, a Petrobras tem grande importância para a economia brasileira. A empresa produz diariamente cerca de 2,7 milhões de barris de petróleo.

Foto: C.Morrison Pixabay

Outro ponto forte é a produção de gás natural, na faixa de 100 milhões de metros cúbicos por dia.

Foto: JUSSARA PERUZZI / AGÊNCIA PETROBRAS

As exportações de petróleo da Petrobras também representam um importante ativo. Em 2024, a projeção é de 1,5 milh]ao a 1,8 milhão de barris de petróleo vendidos para o exterior. Em 2023, o Brasil exportou 1,6 milhão de barris por dia (19% a mais do que em 2022).

Foto: Agencia / Petrobras

A Petrobras vende óleo diesel, gasolina, gás de cozinha e querosene de aviação, produtos fundamentais para o mercado. A Petrobras atingiu em fevereiro de 2024 o maior valor de mercado de sua história: R$ 552 bilhões.

Foto: Marcelo Camargo /Agencia Brasil

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Agência Brasil