7 vezes que os ministros do STF proferiram ofensas 'elegantes'

É possível discutir sem perder a pompa e a erudição... ou quase

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Ofensas 'elegantes'

É possível proferir ofensas sem perder a pompa e a erudição -- ou quase. Os ministros do STF são exemplo disso, pois, apesar das discussões acaloradas entre eles e das decisões condenatórias que proferem contra terceiros, eles o fazem mantendo uma postura elegante. Duvida?

Foto: Reprodução: EBC Brasil

"Criaturas das sombras"

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que as pessoas que estão espalhando fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul são "criaturas das sombras e das trevas".

Foto: Estadão Conteúdo

"Mau sentimento"

Em março de 2018, uma discussão acalorada entre Barroso e Gilmar Mendes interrompeu a sessão. Na ocasião, Barroso respondeu a uma crítica feita pelo colega de Corte e disse: "Me deixa de fora desse seu mau sentimento".

Foto: Estadão Conteúdo

"Precisamos de respeito"

Ministros debatiam a situação de uma candidata que alegava ter sido abandonada pelo partido. Nunes Marques disse que as mulheres "precisam de empatia" porque "não sabem como percorrer esse caminho", Carmen Lúcia o contestou: "Não somos coitadas. Precisamos de respeito".

Foto: Dida Sampaio/Estadão

"Pitadas de psicopatia"

Gilmar Mendes e Barroso discutiram mais uma vez. Nesta, Barroso, em sua resposta a Mendes, afirmou: "Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia".

Foto: STF

"Tenha dó"

No julgamento do 8 de janeiro, Moraes interrompeu André Mendonça, que havia absolvido um suspeito: "Com todo respeito, Vossa Excelência vem ao plenário do STF, que foi destruído, para dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó".

Foto: Estadão Conteúdo

"Desonra para o tribunal"

Em 2018, o clima pesou no plenário após a inclusão do habeas corpus de Lula na pauta. Na ocasião, Mendes reclamou da decisão de Barroso. Este, por sua vez, não deixou barato e disparou: "Vossa Excelência é uma desonra para o tribunal".

Foto: Estadão Conteúdo

"Capangas"

Em 2009, os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes protagonizaram o embate em que Barbosa afirmou que Gilmar tinha "capangas" em Mato Grosso, estado onde o ministro nasceu.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Estadão Conteúdo