Os jardins são espaços para relaxamento e contemplação, que beneficiam a saúde mental e que também têm importância ambiental. Veja os jardins mais bonitos do mundo, escolhidos pelo portal especializado Viagem e Turismo.
Foto: Divulgação
A Huntington Library fica na cidade de San Marino, a 20 minutos do centro de Los Angeles. O espaço possui 12 jardins, inclusive com plantas vindas da Austrália, China, Japão, entre outras, com aclimatações específicas. 40 jardineiros e 100 voluntários cuidam do local.
Foto: Luciana Vieira - Flickr
A região da Andaluzia, especialmente a cidade de Granada, comporta Alhambra, vestígio da influência muçulmana na Espanha, reunindo diversos palácios. Entre eles o Generalife, que se destaca pelos exuberantes jardins com espelhos d’água e fontes.
Foto: Peter Lorber - Wikimédia Commons
O palácio de Caserta fica nas redondezas de Nápoles, na Itália, e foi residência da família real Bourbon. Os jardins com 12 milhões de m² estão entre os maiores das realezas europeias. Seu desenho paisagístico foi criado pelo arquiteto Luigi Vanvitelli.
Foto: Imagem de C1superstar por Pixabay
Há dois jardins: um italiano, que cerca a antiga residência com espécies típicas do país, e outro com diversas fontes para aproveitar a água dos montes (foto). Desde 1997 é declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Foto: isol / Wikimedia Commons
O Garden of Cosmic Speculation fica na cidade de Dumfriesshire, na Escócia, e foi criado pelo arquiteto paisagista Charles Jencks, em sua casa, a Portrack House. É um jardim privado, mas aberto ao público em algumas ocasiões.
Foto: Joan Veale - Flickr
Caracteriza-se por esculturas inspiradas nas Ciências, inclusive na Matemática, usada para o planejamento de curvas e retas que compõem o cenário.
Foto:
O Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte (MG), é o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Bem como um jardim botânico numa área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, dois biomas com grande biodiversidade.
Foto: Otávio Nogueira - Wikimédia Commons
O local tem 4,3 mil espécies nativas e estrangeiras, de diversas partes do mundo, uma das maiores coleções do país. Assim como pesquisa e fiscalização do patrimônio da entidade. Ao todo, são mais de 140 hectares disponíveis para visitação.
Foto: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons
Outro representante brasileiro é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. O espaço bicentenário é conhecido pela riqueza e relevância do seu acervo de plantas como as grandes vitórias-régias e extensos bambuzais.
Foto: Gibro Walker - Flickr
O jardim foi fundado por D. João, então príncipe regente de Portugal, em 1808. Ainda há atrações como as estufas de orquídeas, bromélias, samambaias e plantas insetívoras, além de coleções temáticas como o Jardim Japonês (foto), planejado após a doação de 65 itens típicos do país asiático.
Foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia Commons
O Château de Villandry, na França, possui três jardins e sua composição artística é um diferencial, graças à união de elementos desconexos, capricho técnico, simetria dos detalhes, além do formato de um labirinto. Inaugurado no século 16, foi inspirado em projetos renascentistas italianos.
Foto: Imagem de RENE RAUSCHENBERGER por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação