Ironia do destino: Famosos que morreram no dia do aniversário
Foto: Imagem de Zhu Bing por Pixabay
Existem famosos que, curiosamente, morreram no mesmo dia e no mesmo mês em que nasceram. Ou seja, no dia de seu aniversário. Uma coincidência que transformou uma data de comemoração em dia de despedida. Veja alguns casos.
Foto: Imagem de Zhu Bing por Pixabay
Ingrid Bergman foi uma das grandes atrizes de Hollywood, Nascida em Estocolmo, na Suécia, ela nasceu no dia 29 de agosto de 1915 e, curiosamente, morreu na mesma data, entretanto no ano de 1982, vítima de câncer nos seios.
Foto: Laura Loveday/Flickr
O maior papel de sua carreira foi ao lado de Humphrey Bogart no clássico Casablanca (1942). Bergman foi três vezes premiada com o Oscar, duas como atriz principal e uma como coadjuvante, sendo a única intérprete nórdica, dentre homens e mulheres, a ganhar uma estatueta por atuação em um papel principal.
Foto: Wikimedia Commons
William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e considerado por muitos o maior dramaturgo da história. Ele escreveu célebres obras que entraram para a história, como Hamlet, Rei Lear e Macbeth.
Foto: wikimedia commons/domínio público
O poeta nasceu em 23 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. Cinquenta e dois anos depois, na mesma cidade, um dos maiores nomes da literatura de língua inglesa se despediu, aos 52, também no dia 23 de abril, mas de 1916, vítima de um tumor em um dos olhos.
Foto: David Jones/Wikimédia Commons
Rafael Sanzio foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.
Foto: Domínio público
O célebre pintor nasceu na cidade de Urbino, na Itália, no dia 6 de abril de 1483. Tempos depois, com apenas 37, morreu em Roma, capital italiana, em 6 de abril de 1520. Ele foi acometido por uma febre causada por uma doença pulmonar.
Foto: Domínio público
Durante a Primeira República do Brasil, um nome surgiu e chamou a atenção da elite. Nair de Teffé foi primeira-dama durante esta época e a primeira caricaturista mulher das quais se tem registro no mundo.
Foto: AbnaderBrasil /Wikimédia Commons
Nascida em 10 de junho de 1886, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Nair teve uma história de vida de valentia e combate aos preconceitos com a arte. Ela morreu de infecção pulmonar agravada por insuficiência cardíaca, no seu aniversário de 95 anos, em 1981.
Foto: REPRODUÇÃO/ARQUIVO CELSO UNZELT
A poetisa Florbela Espanca foi um dos nomes mais importantes da Literatura Portuguesa. Ao longo de sua curta vida, de apenas 36 anos, abordou temas importantes, como amor, erotização, angústia e sofrimento, e evidenciou a figura feminina para suas obras.
Foto: Wikimedia Commons
Nascida em Vila Viçosa, Portugal, em 8 de dezembro de 1894, foi uma figura à frente de seu tempo, ao vencer barreiras do machismo da sociedade portuguesa da época. Com uma vida de sofrimentos íntimos como a consequências de um aborto involuntário e divórcios, morreu em 1930.
Foto: Wikimedia Commons/ Calypolense
Carlos Reichenbach nasceu, em Porto Alegre, no dia 14 de junho de 1945. Escreveu e dirigiu mais de 20 filmes, entre longas, curtas e episódios em antologias, acumulando diversos prêmios no Brasil e no exterior. Ele morreu em seu aniversário de 67 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.
Foto: Wikimedia Commons/Rodrigo Cancela
Betty Friedan nasceu em Peoria, no dia 4 de fevereiro de 1921,e foi uma importante ativista dos direitos civis e feminista estadunidense, do século XX. Em 1963, publicou o livro "The Feminine Mystique" ("A Mística Feminina"), um best-seller que fomentou a segunda onda do feminismo.
Foto: Wikimedia Commons/Fred Palumbo
Ela foi co-fundadora da Organização Nacional das Mulheres, nos EUA, juntamente com Pauli Murray e Bernard Nathanson, e auxiliou na criação do VARAL, organização de fomento aos direitos reprodutivos, inclusive o do aborto. Ela morreu ao fazer 85 anos, por falência cardíaca congestiva.
Foto: Wiimedia Commons/Mary Frampton
Manuel da Nóbrega foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. Ele teve um papel fundamental na fundação de três das maiores cidades do Brasil: Salvador (1549), São Paulo (1554) e Rio de Janeiro (1565).
Foto: Wikimedia Commons/Andrevruas
Nasceu em Sanfins do Douro, Alijó, no dia 18 de outubro de 1517. Entre seus escritos mais valiosos estão Diálogos sobre a conversão do gentio (1554), primeira obra em prosa da literatura brasileira, e Cartas do Brasil (1549-1570). O sacerdote morreu no Rio, em 18 de outubro de 1570.
Foto: Wikimedia Commons/Mike Peel
Henrique I nasceu em Lisboa, em 31 de janeiro de 1512, e foi apelidado de "o Casto" e "o Cardeal-Rei". Ao longo da vida, foi o Rei de Portugal e Algarves de 1578 até sua morte, além de Inquisidor Mor e cardeal da Igreja católica desde 1545.
Foto: Wikimedia Commons
Era o quinto filho do rei Manuel I e sua segunda esposa Maria de Aragão e Castela, tendo servido entre 1562 e 1568 como regente de seu sobrinho neto, o rei Sebastião. Morreu em 31 de janeiro de 1580, aos 68 anos.
Foto: Wikimedia Commons/Domínio Público
Isabel de Iorque, nascida em Londres, no dia 11 de fevereiro de 1466, foi a esposa do rei Henrique VII e rainha consorte do Reino da Inglaterra de 1486 até sua morte, também em um 11 de fevereiro, em 1503.
Foto: Wikimedia Commons
Giovanni Battista Cibo, o Papa Inocêncio VIII, foi o 213º Papa de 29 de Agosto de 1484 até a data da sua morte. Ele nasceu em Gênova, em 25 de julho de 1432, e morreu, em Roma, no dia 25 de julho de 1492.
Foto: Wikimedia Commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Imagem de Zhu Bing por Pixabay