Iphone 15 volta a dar problema: Desta vez na tela

A Apple lançou em 12/9 o Iphone 15, o mais moderno da empresa. Mas o supereaquecimento do celular causou uma enxurrada de queixas dos usuários.

Foto: Imagem Unsplash

A Apple admitiu o problema e culpou o Instagram e a Uber por uso excessivo que causaria esse aquecimento no aparelho. E disse que vai resolver.

Foto: Divulgação/Uber

Agora, mais uma falha está perturbando quem comprou o aparelho (e pagou caro): muitos reclamam que a tela queima. s aparelhos estariam apresentando o fenômeno de retenção de imagem e de burn-in (uma mancha permanente que afeta o funcionamento do display

Foto: Reprodução YouTube TudoCelular

O Iphone15 entrou no mercado em 12/9. A empresa informou que incluiu um modem da Qualcomm que garante até 24% mais velocidade em conexões 5G.

Foto: Divulgação

São versões mais básicas ( iPhone 15 Plus e iPhone 15) e duas premium (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max).

Foto: Divulgação

Conforme exigência da União Europeia, a Apple mudou o sistema de carregamento de todos os novos modelos com o uso do chamado USB-C, utilizado hoje nos modelos da Samsung e Xiaomi. Com isso, substitui o atual cabo Lightning.

Foto: Divulgação Apple

Todos os modelos têm a chamada Dynamic Island. A Dynamic Island é um recorte mínimo na parte superior da tela, em formato de pílula.

Foto: Imagem de GENTCREATE LUXURY FASHION BRAND por Pixabay

Os tamanhos seguem o padrão de 2022: 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB. A versão Pro Max pode ter capacidade de armazenamento interno de até 2 TB (terabyte).

Foto: Divulgação

Os modelos Pro e Pro Max terão mais espaço de tela. O tamanho da borda ao redor do display é reduzido de 2,2 milímetros para 1,5 milímetro. Os tamanhos variam de 6,1 polegadas a 6,7 polegadas.

Foto: Divulgação

Sobre as cores, além de preto, branco, prata e azul, deve haver opção em verde, laranja e rosa.

Foto: Divulgação

Lojas estão fazendo descontos de até 40% nos modelos anteriores. No fim de julho, a Apple anunciou uma parceria com a operadora de celular TIM, para vender iPhones com até 50% de desconto nos modelos mais recentes da empresa, como iPhone 13 e 14. Uma opção para quem não faz questão do mais novo.

Foto: Imagem de Hands off my tags! Michael Gaida por Pixabay

O preço do iPhone 14, de 128GB de memória, por exemplo, tem um desconto de 47,4%. No caso do iPhone 13, de 128GB, a redução combinada é de 46,2%.

Foto: - Reprodução Apple

O valor promocional dura três meses e os planos pós-pagos incluem serviços como Apple Music, TV e iCloud e Arcade sem custo extra.

Foto: Blake Patterson / Flickr

O primeiro iPhone foi revelado por Steve Jobs em 9 de janeiro de 2007 e combinava telefone, iPod e acesso à internet em um único aparelho. “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”, disse o cofundador da empresa

Foto: Divulgação

O modelo contava com uma tela de 3,5 polegadas, uma câmera de 2 megapixels e 16 GB de armazenamento interno. Naquela época, o dispositivo ainda não suportava aplicativos de terceiros, sendo limitado apenas às funcionalidades pré-instaladas pela própria Apple.

Foto: Divulgação

O primeiro iPhone introduziu um teclado digital touch screen, rompendo a lógica dos teclados físicos dos celulares anteriores e impulsionando uma nova tendência no design de telefones. Desde o lançamento a Apple vendeu 2,32 bilhões de aparelhos.

Foto: Divulgação Apple

A primeira versão do Iphone a chegar no Brasil foi o 3G, que começou a ser vendido por aqui apenas em 2008. A primeira versão do aparelho não permitia que se instalassem aplicativos. Ele vinha com seus 16 aplicativos que não podiam ser excluídos e, apesar disso, impressionaram com novas funcionalidades.

Foto: Divulgação

Em termos de design, o iPhone recebeu três grandes transformações desde o seu lançamento. A primeira foi com o iPhone 4, que trazia um novo design com bordas retas e uma estrutura de aço inoxidável, uma tela Retina de alta resolução, uma câmera frontal para chamadas de vídeo FaceTime e melhorias significativas na qualidade da câmera traseira.

Foto: Divulgação Apple

O iPhone 5 foi lançado em 21 de setembro de 2012. Ele trouxe um design mais fino e leve, uma tela ligeiramente maior, conectividade 4G LTE mais rápida e o conector Lightning, substituindo o antigo conector de 30 pinos.

Foto: Imagem de dongni wang por Pixabay

Em setembro de 2013, a Apple lançou o iPhone 5c como uma alternativa mais acessível ao iPhone 5s. O iPhone 5c apresentava uma carcaça de plástico colorida e estava disponível em várias opções de cores. Ele tinha muitas das especificações do iPhone 5, mas com algumas melhorias internas.

Foto: Divulgação Apple

No ano de 2014, ocorreu o lançamento do iPhone 6 com uma tela maior de 4,7 polegadas, e também o iPhone 6 Plus, com uma tela ainda maior de 5,5 polegadas, atendendo à demanda por smartphones com telas grandes. O iPhone 6 se tornou o celular mais vendido da história

Foto: Imagem de hurk por Pixabay

Em 2016, a Apple lançou o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. O modelo trouxe alguns avanços como resistência à água, um novo botão de início sólido e uma configuração de câmera dupla, oferecendo recursos avançados de fotografia, como o modo retrato.

Foto: Imagem de Nino Souza Nino por Pixabay

O iPhone 8 apresentou melhorias no design em relação aos modelos anteriores, com uma parte traseira de vidro para suportar o carregamento sem fio.

Foto: Divulgação Apple

A Apple não lançou o iPhone 9 porque no ano seguinte ao iPhone 8 o smartphone comemorou 10 anos de existência. Aí a empresa lançou o IPhone X (10 em numeração romana).

Foto: Laurenz Heymann/Unsplash

O iPhone X (pronuncia-se "iPhone Ten") foi o primeiro a apresentar uma tela OLED e o botão de início foi removido, dando lugar a uma tela quase sem bordas com reconhecimento facial avançado, conhecido como Face ID, para desbloqueio e autenticação.

Foto: Divulgação

O iPhone 11 foi lançado em setembro de 2019 e trouxe atualizações significativas nas câmeras, desempenho e vida útil da bateria.

Foto: Divulgação

O iPhone 12 foi lançado em outubro de 2020, com design quadrado que lembrava alguns dos primeiros iPhones. O 12 Pro Max tinha tela maior de 6,7 polegadas, tornando-se o maior iPhone já produzido até então. O 12 tem causado polêmica na Europa por causa de radiação (veja detalhes em outra galeria do FLIPAR sobre isso).

Foto: divulgação apple

A partir desse modelo, em 2020, a empresa deixou de fornecer o carregador sob a justificativa de que seria uma medida sustentável.

Foto: Khaosaming /Wikimedia Commons

Desde o iPhone 13, além de vir sem o carregador, o dispositivo também deixou de ter fones de ouvido. O iPhone 13 mantém um design semelhante ao iPhone 12, e possui tecnologia avançada de estabilização óptica para imagens e vídeos mais nítidos e estáveis.

Foto: Divulgação

O iPhone 14 é um dos telefones mais finos que existem. É o modelo mais recente da companhia, com 3 câmeras e bateria de até 20h de autonomia. O primeiro iPhone possuía 1,16 cm de espessura. De lá para cá, cada modelo novo foi ficando mais fino, tanto que o iPhone 14 possui apenas 7,8 mm.

Foto: Divulgação Apple

Recentemente, um iPhone da primeira edição, lançado em 2007, foi vendido ainda lacrado em leilão por mais de 190 mil dólares, cerca de 915 mil reais.

Foto: Divulgação

Dados de um levantamento da empresa especializada em análise de mercado Counterpoint Research apontaram que oito dos 10 smartphones mais vendidos no mundo durante o ano de 2022 foram da Apple.

Foto: hippopx.com/Creative Commons - CC0/Public Domain

Segundo números da própria empresa, a cada segundo são vendidos, em média, nove iPhones ao redor do mundo.

Foto: Reprodução do site tagesschau.de/wirtschaft

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Imagem Unsplash