Igreja histórica com formato de 'disco voador' atrai curiosos em cidade mineira

Uma igreja localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, ganhou fama por sua arquitetura inusitada e se tornou um dos principais ícones da cidade.

Foto: Wikimedia Commons/HVL

Apelidada de "Igreja do Disco Voador", a Paróquia Melquita Católica de São Jorge fica no bairro Santa Helena.

Foto: Wikimedia Commons/MisterSanderson

Seu formato arredondado e incomum chama a atenção de quem passa pelo local.

Foto: Wikimedia Commons/Cesar.ilharco

Projetada com simbolismo espiritual — no qual a estrutura circular representa a universalidade e a cúpula remete ao céu —, a igreja celebrou em 2025 os 60 anos de sua primeira missa.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para além da estética futurista, o templo é um marco da imigração sírio-libanesa na região e preserva o rito bizantino.

Foto: Reprodução/YouTube

Construída pela comunidade greco-melquita, a igreja foi projetada em estrutura circular para se adaptar ao terreno íngreme.

Foto: Reprodução/YouTube

Embora esteja em comunhão com a Igreja Católica, a liturgia melquita mantém tradições como cantos em árabe ou grego e uso de ícones que separam o altar do restante do templo.

Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

“Na Divina Liturgia, o sacerdote não ‘aparece’ tanto quanto no rito romano. A ideia é que Deus seja o centro. Há mistério, beleza e um sentido de transcendência”, explicou ao g1 o diácono Raphael De Paola.

Foto: Konrad Hofmann/Unsplash

Ao contrário do rito romano (mais comum no Brasil), na liturgia melquita o padre celebra boa parte do tempo voltado para o altar, simbolizando que todos caminham juntos na mesma direção.

Foto: Domínio Público

A imigração sírio-libanesa em Juiz de Fora, que ajudou a dar origem à paróquia, se intensificou ainda no fim do século 19.

Foto: Domínio Público

A decisão de construir um templo próprio ocorreu na década de 1950, após o crescimento da comunidade e a criação de associações e comércios.

Foto: Wikimedia Commons/Rcandre

A pedra fundamental foi lançada em 1958 e a consagração ocorreu em 1979, tornando o templo um ponto de referência cultural, religiosa e histórica para famílias de origem árabe e para a cidade como um todo.

Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Nos últimos anos, a igreja passou a integrar roteiros turísticos, despertando curiosidade e aproximando o público de uma forma diferente de vivenciar o cristianismo.

Foto: Reprodução/YouTube

Segundo o Raphael De Paola, muitos visitantes chegam dizendo que "foram conhecer a igreja do disco voador", mas acabam descobrindo "uma tradição litúrgica muito mais antiga que o cristianismo ocidental”.

Foto: Reprodução/YouTube

“O patrimônio não é só espiritual. É cultural. É a história de famílias inteiras que atravessaram o oceano e reconstruíram a vida aqui”, reforçou ele.

Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Os melquitas formam uma das tradições cristãs mais antigas ainda em atividade e têm origem especialmente nas regiões que hoje correspondem à Síria, ao Líbano, à Palestina e ao Egito.

Foto: Wikimedia Commons/Dosseman

Apesar de ter hierarquia, ritos e leis próprias, a Igreja Melquita está em plena comunhão com o Papa e a Igreja Católica Romana.

Foto: Wikimedia Commons/Dosseman

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Wikimedia Commons/HVL