Filmes sobre o Titanic atraem atenção após implosão do Titan
Foto: - Divulgação/OceanGate Expeditions
A implosão do submersível Titan causou perplexidade mundial. A embarcação perdeu o contato uma hora e 45 minutos após o mergulho, em 18/6, a 3.800m de profundidade.A implosão foi causada pela elevada pressão no fundo do oceano.
Foto: - Divulgação/OceanGate Expeditions
Os ocupantes do Titan queriam ver os destroços do Titanic, o famoso transatlântico que naufragou em 1912, matando mais de 1.500 pessoas e deixando 706 sobreviventes, segundo relatório do Senado dos Estados Unidos sobre o desastre
Foto: Francis Godolphin Osbourne Stuart /Uwants.com
A história da grande embarcação é tão intrigante que inspirou filmes de diversos gêneros, inclusive documentários em que a equipe conseguiu o que os tripulantes do Titan queriam: se aproximar do navio naufragado.
Foto: Autor Deconhecido
Veja uma lista de filmes que foram inspirados na tragédia do Titanic.
Foto: Autor Deconhecido
'Saved from The Titanic' (1912) - Foi escrito em conjunto com Dorothy Gibson, sobrevivente do naufrágio e protagonista da obra, lançada apenas 29 dias após o acidente.
Foto: - Divulgação Éclair Film Company
As últimas cópias da produção foram destruídas em um incêndio e o filme passou a ser considerado perdido. Restaram apenas poucas imagens da obra.
Foto: - Divulgação Éclair Film Company
‘La Hantise’ (1912) - Também conhecido como ‘The Haunting’, em inglês, também estreou no ano do naufrágio. É um filme mudo de origem francesa.
Foto: - Reprodução
"In Nacht und Eis" (1912) - Filme mudo alemão, foi nomeado também ‘In Night and Ice’ (Na Noite e no Gelo na tradução) ou até ‘Der Untergang der Titanic’ (O Naufrágio do Titanic).
Foto: - Reprodução
Acreditava-se que era uma obra cinematográfica perdida até que um colecionador percebeu em 1998 que tinha uma cópia do filme
Foto: - Reprodução
"Atlantik" (1929) - foi a primeira produção com gravação de imagens a respeito da catástrofe e um dos precursores com som. Foi lançado em três idiomas: alemão, francês e inglês, além das versões mudas.
Foto: - Reprodução
Quando chegou à América para estreia em vídeo foi rebatizado como "Titanic: Disaster in the Atlantic", com característica ficcional
Foto: - Reprodução
"Cavalgada" (1933) - foi uma obra do gênero dramático inspirada na peça de Noël Coward que tinha o mesmo nome. Na trama, dois personagens morrem no afundamento do transatlântico
Foto: - Reprodução
"Titanic" (1943) - Produção de origem alemã, foi criada com o intuito de realizar propaganda do Nazismo. Tinha como estrela do filme um primeiro oficial alemão imaginário a bordo do Titanic como herói e os britânicos como os vilões da narrativa
Foto: - Reprodução
Obra cinematográfica precursora a incluir temáticas secundárias e fictícias, além de personagens históricos no Titanic. O transatlântico alemão SS Cap Arcona foi o local de filmagem. No entanto, a Força Aérea Britânica derrubou por engano o navio. Houve mais mortes do que no famoso naufrágio.
Foto: - Reprodução
"Titanic" (1953) - Foi um filme de gênero dramático que destacava a briga de um casal durante a viagem inicial do Titanic, em abril de 1912
Foto: - Reprodução
'A Night to Remember' (1958) - Na tradução, Uma Noite para Relembrar. É um documentário dramático baseado no livro de Walter Lord. O ator Kenneth More interpretou o protagonista da história, o segundo oficial do navio Charles Lightoller. Considerado uma das obras mais precisas sobre a tragédia.
Foto: - Reprodução
O filme não exibia a quebra do transatlântico pela metade porque, quando o livro foi escrito e a produção estreou, ainda havia dúvidas se isso tinha acontecido. A obra pegou emprestadas algumas cenas com efeitos especiais do filme alemão de 1943.
Foto: - Reprodução
"Raise the Titanic' (1980) - Levante o Titanic na tradução literal. A expectativa pelo filme era grande, já que foi uma adaptação do romance ‘Raise the Titanic!’, do escritor americano Clive Cussler
Foto: - Reprodução
Entretanto, a obra, de 1980, recebeu avaliação negativa da crítica e posteriormente se confirmou como um fracasso de bilheteria. Isso porque não conseguiu recuperar o investimento de 40 milhões de dólares
Foto: - Reprodução
'Titanica' (1992) - Foi produzido no formato de documentário e IMAX (estilo que mostra imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de obras cinematográficas)
Foto: - Reprodução
A produção é narrada pelo ator Leonard Nimoy (o Spock, de Star Trek) e tem introdução dos sobreviventes Frank Goldsmith e Eva Hart. Dura 95 minutos. Em 1995, estreou com releitura mais curta de 40 minutos. E em 2012 ganhou formatos modernos, como o IMAX 3D
Foto: - Reprodução
"Titanic" (1997) - Filme norte-americano do gênero romântico, é o mais famoso e mais premiado sobre o navio. Ganhou 11 Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Foto: - Divulgação Paramount Pictures
Mistura personagens reais a fictícios (o casal vivido por Leonardo diCaprio e Kate Winslet não existiu). Um dos filmes mais caros já feitos (200 milhões de dólares). Permaneceu no topo da lista de maior bilheteria por 12 anos.
Foto: - Divulgação Paramount Pictures
"The Chambermaid (on the Titanic)" (1997) - A Camareira no Titanic na tradução. Filme romântico de tripla nacionalidade: espanhol, francês e italiano. Narra a história de amor entre um estivador, que trabalhava no porto de onde o Titanic partiu, e uma camareira do navio.
Foto: - Divulgação UGC YM La Sept Cinéma
A produção foi uma homenagem ao romance francês ‘La femme de chambre du Titanic’ (A empregada do Titanic na tradução), de Didier Decoin
Foto: - Divulgação UGC YM La Sept Cinéma
"The Legend of Titanic" (1999) - A Lenda do Titanic na tradução, é uma obra que se caracteriza por fantasia animada de origem italiana. Filme mostra uma família a bordo do navio.
Foto: - Reprodução
"Titanic: The Legend Goes On" (2000) - Titanic: A Lenda Continua na tradução. É uma produção do gênero de animação feita em parceria entre italianos e espanhóis, com destaque para o naufrágio do Titanic. Inclusive, foi difundido com outro nome, no caso ‘Titanic: The Animated Movie’
Foto: - Reprodução
"Ghosts of the Abyss" (2003) - Fantasmas do Abismo na tradução. Documentário em 3D IMAX, produzido pela Walt Disney Pictures e Walden Media. Mostra a exploração dos destroços do Titanic feita por James Cameron, diretor do premiado "Titanic" de 1997. Ele foi várias vezes ao Titanic.
Foto: - Reprodução
"In Search of The Titanic' (2004) - Em busca do Titanic na tradução. Produção de 2004 que se caracteriza pela continuação do filme de gênero de animação ‘The Legend of the Titanic’
Foto: - Reprodução
"Titanic II" (2010) - Filme gravado em 2012, quando o naufrágio do Titanic completou o centenário. Releitura do acidente, com um novo e luxuoso transatlântico sendo o cenário.
Foto: - Divulgação The Asylum
"The Last Signals" (2012) - Os últimos Sinais na tradução. É uma produção independente de 2012 e no formato de curta-metragem. Biográfico, detalha as experiências dos dois operadores de rádio do Titanic, Jack Phillips e Harold Bride.
Foto: - Divulgação
Outro aspecto inovador desse filme se deve às cenas do navio retiradas do jogo "Titanic: Honor and Glory"
Foto: - Reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: - Divulgação/OceanGate Expeditions