Estados Unidos testam vacina contra Aids
A companhia norte-americana de imunologia Vir Biotechnology informou nesta semana que uma nova vacina experimental contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) começa a ser testada em humanos.
Foto: PRess Serbia - Flickr
O plano da empresa é ter os dados dos testes da fase 1 apenas em 2024, no segundo semestre, segundo a previsão.
Foto: Wheeler Cowperthwaite - Flickr
O imunizante (VIR-1388) é baseado na plataforma vetorial do citomegalovírus humano (HCMV). Ele foi projetado, portanto, para estimular o corpo a produzir células imunológicas conhecidas como células T.
Foto: Divulgação Paulo Schueler / Fiocruz
As células, por sua vez, reconhecem várias proteínas do HIV, o que é diferente de outras vacinas testadas anteriormente.
Foto: Vinicius Marinho /Agencia Brasil
Os testes têm apoio do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), Institutos Nacionais de Saúde e pela Fundação Bill & Melinda Gates.
Foto: Arquivo/EBC
O que será avaliado na fase 1? Segundo a empresa, o ensaio vai avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de três doses diferentes do imunizante (VIR-1388).
Foto: Divulgação/Fiocruz
Inicialmente, os testes ficarão restritos a um grupo menor para avaliar possíveis efeitos colaterais graves.
Foto: Marcelo Camargo Arquivo / Agencia Brasil
A Aids fez inúmeras vítimas no fim da década de 1970 e início de 1980. Hoje, o controle e a prevenção contra o vírus são mais difundidos.
Foto: plgstd01 - Flickr
No início da disseminação do HIV, famosos e intelectuais no Brasil e no mundo foram vítimas.
Foto: Arquivo / Agencia Brasil
Freddie Mercury - Cantor e vocalista da banda Queen, Mercury foi um dos nomes que sucumbiu à doença. Conforme a imprensa da época, ele teve contato com o vírus em 1986, mas o diagnóstico aconteceu em 1987. A morte do cantor aconteceu em novembro de 1991 (45 anos).
Foto: Reprodução de vídeo YouTube/Live Aid
Cazuza - Ícone de uma geração do rock brasileiro, o cantor também foi vítima da Aids. O vocalista do Barão Vermelho foi diagnosticado em 1987, após uma crise de pneumonia. A morte aconteceu em julho de 1990 (32 anos).
Foto: YouTube / TVE-RS
Renato Russo - Outro nome emblemático do rock brasileiro, o líder da Legião Urbana também sofreu com a doença. O vocalista contraiu o vírus em 1989. A morte do artista foi em outubro de 1996 (36 anos). Ele, porém, nunca falou publicamente sobre o assunto.
Foto: YouTube / Canal Heliomar Nascimento
Herbert José de Sousa - O Betinho morreu em agosto de 1997 (61 anos). O sociólogo contraiu a doença em uma das transfusões de sangue para controlar os efeitos da homofilia.
Foto: Divulgação / documentário "Betinho: A esperança equilibrista"
Lauro Corona - O ator foi uma das primeiras celebridades brasileiras a morrer por conta do vírus do HIV. A morte aconteceu em julho de 1989 (32 anos).
Foto: Acervo/Globo
Caio Fernando Abreu - O escritor, jornalista e dramaturgo foi vítima da Aids em 1996 (47 anos). Ele chegou a retratar a doença em alguns dos seus textos.
Foto: Divulgação
O humorista Charlie Sheen revelou sua sorologia em 2015. Ele tornou pública a informação após chantagens e ameaça de extorsão financeira.
Foto: Reprodução / Instagram
O ex-astro do basquete Magic Johnson revelou ser portador do vírus em 1991. Hoje, aos 64 anos, ele continua sendo uma referência ao tratar do tema.
Foto: Reprodução/ Instagram
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Aids vitimou mais de 36 milhões de pessoas nas últimas três décadas.
Foto: Reprodução do site paho.org/pt/bireme
Em 2021 mais de 750 mil homens em todo mundo adquiriram HIV, segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
Foto: pixabay
Proteção -- O uso da camisinha externa e interna (em todas as relações sexuais) é o método mais seguro e eficaz contra o vírus.
Foto: jcomp por freepik
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: PRess Serbia - Flickr