'Picolé de chuchu': entenda a origem do apelido de Geraldo Alckmin

O ex-governador de São Paulo e agora candidato a vice-presidente de Lula ganhou a 'homenagem' há alguns anos

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Padrinho

José Simão foi o responsável por apelidar Alckmin. Em 2002, o jornalista humorístico popularizou a expressão em uma coluna publicada durante a cobertura das eleições para o governo de São Paulo. (1/9)

Foto: Foto: Renato Parada

Adotado por críticos

O apelido ganhou força popular e foi usado diversas vezes por críticos com uma conotação pejorativa. (2/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Dia de degustação

Alckmin nunca se ofendeu publicamente com o ataque. Em 2006, por exemplo, o ex-governador chegou a experimentar picolés de chuchu no programa de Ronnie Von para satirizar os críticos. (3/9)

Foto: Reprodução

'Coisa insonsa, sem sal'

Em 2014, o ex-presidente Lula usou o apelido de Alckmin para criticá-lo. Na época, o petista disse que o antigo rival não assumia responsabilidade pelos problemas de São Paulo e "não era à toa" que tinha o apelido. (4/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

"Picolé de virtudes"

Em 2015, Márcio França, ex-governador de São Paulo, em um texto para A Tribuna de Santos, transformou o apelido pejorativo de Alckmin em algo mais positivo chamando-o de "picolé de virtudes". (5/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Ataques ainda continuam

Recentemente, o senador Flávio Bolsonaro postou em suas redes sociais um vídeo criticando a chapa Lula\Alckmin e voltou a usar o termo "chuchu" para atacar o ex-tucano, o principal rival do seu pai, Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022. (6/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Apelido assumido

No lançamento da pré-candidatura da chapa Lula e Alckimin para as eleições de 2022, o ex-governador de SP brincou com o apelido e disse que "lula é um prato que cai bem com chuchu" e que deve se tornar um hit da culinária brasileira. (7/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Chuchu pode ser bom

Antigo rival de Alckmin, Lula se tornou fã de chuchu e chegou até a compartilhar uma receita de risoto misturando lula com chuchu: "Dica pro almoço de domingo! Quem anima testar?", postou o ex-presidente. (8/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Acompanhe o Terra

O Terra traz todos os dias conteúdo para mantê-lo informado. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais (9/9)

Foto: Reprodução | Redes Sociais