Univesp: como é a universidade que só oferece cursos à distância

Instituição tem professores da USP, Unesp e Unicamp

Foto: Oluwakemi Solaja na Unsplash

Só oferece cursos online

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada em 2012 e é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Ela funciona apenas com cursos de graduação online.

Foto: Nadja Kouchi/Reprodução Instagram @univespoficial

Professores de outras instituições

A instituição tem como parceiros a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As aulas são ministradas por professores dessas universidades.

Foto: Divulgação/USP

Univesp em números (2023)

  • 427 polos de atividades;
  • Presença em 373 municípios;
  • 100% dos professores têm doutorado;
  • 65 mil alunos;
  • 54% dos alunos são mulheres;
  • 74% dos alunos são da primeira geração de universitários da família;
  • 38% são responsáveis pela renda familiar.

Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Cursos de graduação

A Univesp oferece 13 cursos de graduação: Tecnologia da Informação; Ciência de Dados; Engenharia da Computação; Pedagogia; Matemática; Letras; Administração; Tecnologia em Processos Gerenciais; Engenharia de Produção; Tecnologia em Gestão Pública; Biologia; Química e Física.

Foto: Emmanuel Ikwuegbu / Unsplash

Maior número de matriculados

Pedagogia é o que tem mais alunos (16.930), seguido de Engenharia da Computação (10.266) e Tecnologia da Informação (8.489). O Top-5 ainda inclui Engenharia de Produção (7.717) e Administração (6.374).

Foto: Nadja Kouchi/Reprodução Instagram @univespoficial

Cursos de pós-graduação

A Univesp também oferece cursos de pós-graduação lato sensu. Das sete opções de especialização, a maioria é voltada para a Educação, como 'Desenvolvimento de soluções inovadoras para Educação à Distância' e 'Aperfeiçoamento em gestão escolar'.

Foto: Freepik

Licenciaturas vão fechar?

Nesta semana, a Univesp entrou para o noticiário após a entrevista do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, sobre parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) sobre EaD dos cursos de Pedagogia e licenciaturas.

Foto: Reprodução/ Site Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

"Vamos ter que fechar os cursos de licenciatura em educação à distância públicos. Não tem condições de oferecer 50% presencial"

Foi o que disse ao Estadão. Em 2023, a Univesp formou 5 mil professores.

Foto: Léo Ramos Chaves/Revista Pesquisa FAPESP

Nova regra do CNE

A resolução estabelece que das 3,2 mil horas totais, devem ser presenciais: 400h de estágio, 320h de atividades de extensão em escolas e 880h de aperfeiçoamento na área de ensino. O ministro da Educação, Camilo Santana, precisa aprovar a regra.

Foto: Dan Dimmock / Unsplash

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Oluwakemi Solaja na Unsplash