Livro se torna mais vendido após desfile da Portela

Agremiação se inspirou em obra para criar enredo de carnaval em 2024

Foto: Marcelo de Jesus/Especial para o Terra

O livro

'Um Defeito de Cor' foi lançado em 2006 pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves. O livro conta a história de Kehinde, uma africana trazida ao Brasil ainda criança como escrava. A personagem é inspirada em Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama.

Foto: Reprodução/Instagram

A história

Segundo a Fundação Cultural Palmares, Mahin foi trazida ao Brasil no século XIX da Costa da Mina. Ela também participou da Revolta dos Malês, em 1985, uma das maiores rebeliões de escravos.

Foto: Alberto Henschel/1870

O desfile

Na apresentação da Portela, Luiz Gama foi vivido por várias personalidades: pelos atores Lázaro Ramos e Paulo Vieira, pelo ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, pelo mestre Nilo Sérgio e também por Thiago Caetano.

Foto: PEDRO KIRILOS

O sucesso

Desde o desfile da Portela, 'Um Defeito de Cor' se tornou o livro mais vendido na plataforma da Amazon.

Foto: Divulgação

A experiência

A autora do livro afirmou à TV Brasil que é uma "experiência única" ver sua obra sendo transformada em enredo. "Com certeza alcança um público que a literatura não alcança. Acho que isso seja furar a bolha de leitores", disse ela.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Estadão Conteúdo