Sem balbúrdia: qual a importância das universidades públicas do Brasil

Além de formação, veja outras ações das instituições para a população

Foto: Guia do Estudante

PEC propõe mensalidade

Uma PEC em tramitação propõe cobrar mensalidade em universidades públicas. A gratuidade seria mantida para alunos que não têm condições de arcar com os custos. (01/11)

Foto: Seleções

Interesse de todos

As universidades públicas são instituições de ensino superior mantidas financeiramente pelo Estado. Por isso, têm o interesse público e coletivo como principal característica. (02/11)

Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

Mesmo assim...

... são constantemente atacadas pelo governo, tendo sua reputação e importância pública colocadas em xeque. Entenda a seguir a importância destas instituições para a população. (03/11)

Foto: Telesíntese

Ensino, pesquisa e extensão

Esses são os pilares da educação superior. Nas universidades públicas, o desenvolvimento do aluno é feito em programas de extensão e grupos de pesquisa. (04/11)

Foto: Guia do Estudante

Os números confirmam

No Brasil, as universidades públicas respondem pela maior parte da produção científica. Elas ocupam as primeiras 20 colocações no ranking de produtividade. (05/11)

Foto: Forbes

Destaque na Medicina

Por exemplo, o uso de pele de tilápia para queimaduras é resultado de estudo da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). (06/11)

Foto: BBC News Brasil

Avanços pela pesquisa

Outra grande contribuição foi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que criou um sensor para diferenciar idosos saudáveis, doentes e com predisposição ao Alzheimer. (07/11)

Foto: BBC News Brasil

Atendimento para todos

Além dos grupos de pesquisa, muitas universidades públicas administram hospitais universitários, oferecendo atendimento exclusivo ao SUS. (08/11)

Foto: Reuters

Mais serviços

Também cuidam de museus, bibliotecas, acervos históricos e prestam serviços jurídicos, de engenharia, entre outros, de maneira acessível à população. (09/11)

Foto: BBC News Brasil

Comunidade beneficiada

Há ainda outros projetos que atendem toda a sociedade, como educação básica, assistência odontológica e psicológica e cursos de idiomas. (10/11)

Foto: Pexels

Acompanhe o Terra 📚

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (11/11)

Foto: Arquivo pessoal